Mobilidade

AirBaltic vai voar entre Porto e Riga a partir da primavera de 2023

  • Paulo Alexandre Neves

  • Notícia

    Notícia

DR_companhia_AirBaltic_01.JPG

DR

A companhia aérea dos Países Bálticos (airBaltic) é a mais recente empresa de aviação a anunciar novas ligações, a partir do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, com duas ligações aéreas por semana, do e para o Porto com a capital da Letónia, Riga, a partir de 1 de maio de 2023.

A rota para o Porto é uma das 18 novas operações anunciadas pela companhia aérea. “Este é o maior número de novas rotas anunciadas numa única estação, alguma vez vista na airBaltic. Continuamos empenhados nas nossas cidades de origem nos Países Bálticos e em melhorar as ligações de e para a região. Estamos exultantes por expandir a oferta airBaltic para a próxima estação de verão, adicionando novas rotas e aumentando a frequência de voos nas nossas rotas de lazer e city breaks já existentes”, afirmou, em comunicado, Martin Gauss, presidente e CEO da companhia aérea.

No site da airBaltic já é possível fazer reservas para a rota Porto-Riga-Porto, estando também disponíveis nas agências de viagens. O tempo de voo previsto é superior a quatro horas, com preços a partir de 149 euros por viagem. Para Lisboa está igualmente previsto um reforço de frequências de voos de ligação entre as duas capitais.

Com este aumento, Portugal passará a ter cinco voos semanais para a capital da Letónia, permitindo a ligação a outros países do Báltico e a várias cidades finlandesas e escandinavas. Em declarações à imprensa especializada, Pedro Castro, diretor da SkyExpert, empresa vocacionada para a aviação comercial, sublinha que a airBaltic introduz uma novidade no mercado português: “habitualmente as companhias esperam até terem um voo diário ou mais para Lisboa e só depois pensam em expandir para o Porto. Air Baltic claramente fugiu a essa regra”, diz.

Além do Porto, a airBaltic passa a voar entre Riga e Istambul (Turquia), Hannover (Alemanha), Bucareste (Roménia), Burgas (Bulgária), Bilbau (Espanha), Tivat (Montenegro), Ierevan (Arménia), Belgrado (Sérvia) e Bacu (Azerbaijão).

Recorde-se que, já este ano, o Aeroporto Francisco Sá Carneiro foi considerado a melhor infraestrutura aeroportuária europeia com capacidade para entre 10 e 25 milhões de passageiros.