Cultura

Aí está a Agenda Porto para celebrar a cidade

  • Paulo Alexandre Neves

  • Notícia

    Notícia

É mais que um repositório de eventos. Em formato impresso ou digital, a nova agenda mensal da cidade – Agenda Porto – procura celebrar e dar a conhecer o Porto e a sua oferta cultural, desportiva, de entretenimento e lazer. Para "quem faz planos...e para quem não faz". Foi apresentada esta sexta-feira, oficialmente, no Teatro Municipal do Porto - Rivoli.

Nos últimos dez anos, o Porto ganhou, reconhecida por muitos, uma oferta de eventos qualificada e abrangente. Da cultura ao desporto, do lazer ao entretenimento, são muitas e diversificadas as atividades promovidas tanto pelo Município como por entidades privadas. "Uma programação de eventos eclética sem ser incoerente. Atrativa sem ser superficial. Inclusiva sem ser condescendente. Sofisticada sem ser exclusivista", afirmou o presidente da Câmara, durante a cerimónia de apresentação da nova agenda.

Mas faltava algo mais, como o próprio reconheceu: "um instrumento que agregasse a crescente oferta de eventos na cidade". "A Agenda Porto é uma velha aspiração do Município. Precisávamos, de facto, de um projeto editorial que conferisse maior coesão ao cartaz de eventos da cidade e que facilitasse, assim, a sua fruição por diferentes públicos", sublinhou Rui Moreira.

Reforçar o diálogo com a comunidade

Mas a Agenda Porto não pretende ser, apenas, um mero repositório dos eventos que têm lugar na cidade. Não descurando a componente informativa ou promocional quer ir mais além. Para quem cá vive, estuda ou trabalha, mas também para quem nos visita ser uma opção. "A principal missão da Agenda Porto é, na verdade, celebrar a cidade", frisou Rui Moreira.

"Celebrar as pessoas, os locais e o património do Porto. Celebrar as iniciativas culturais e as manifestações artísticas. Celebrar as competições desportivas e o trabalho das coletividades. Celebrar as tradições locais e as festas populares. Celebrar o talento, a inovação e o empreendedorismo", reconheceu, acrescentando: "Celebrar, no fundo, essa particular forma de ser, estar e sentir que distingue a nossa cidade".

Segundo o presidente da Câmara, "com a Agenda Porto, temos a ambição de reforçar o diálogo com a comunidade, de criar novos públicos para os eventos e de tornar a cidade mais vibrante e sedutora para quem a olha de fora".

"Comunicar é um dos altos pilares da Democracia"

A Agenda Porto nasceu no seio do Communication Lab da autarquia, "uma plataforma de qualificados profissionais de comunicação da câmara municipal e das empresas municipais", de acordo com Rui Moreira.

"E como sempre acreditei que 'comunicar' é um dos altos pilares da Democracia, a apresentação da Agenda Porto representa, para mim, mais um significativo passo neste processo de democratização do acesso à forte atividade cultural da cidade, e que todos vocês hoje são testemunhas", concluiu o autarca.

Formato impresso e digital

A Agenda Porto, concebida pela empresa municipal Ágora, tem uma versão impressa — que está disponível, mensalmente e partir deste mês de janeiro, em cerca de 100 pontos de distribuição – e outra digital bilingue (online e em app). Além das secções de agenda, tem uma componente editorial composta por reportagens, entrevistas e várias rubricas que darão a conhecer projetos e os rostos de quem os promove. Estes conteúdos gravitarão sempre em torno de um mote mensal, como é o caso do primeiro número construído a partir da ideia de "cuidar".

"Uma das características distintivas é o seu carácter participativo. Desafio, por isso, todos os agentes dinamizadores da cidade que façam parte da Agenda Porto, enquanto colaboradores e cocriadores. Para isso, basta visitarem o nosso site e lá encontrarão um espaço onde podem submeter as vossas iniciativas de forma autónoma", adiantou o diretor de comunicação e imagem da empresa municipal Ágora, Bruno Malveira.

A festa de lançamento abriu com o Rancho Folclórico do Porto, continuou depois com um concerto do multi-instrumentista Bruno Pernadas e terminou com uma festa com a DJ australiana CC:DISCO!, no TMP Café (cafetaria do Teatro Rivoli). Uma forma, afinal, de começar a "celebrar a cidade" com a Agenda Porto.