Inovação

Águas e Energia do Porto vence Prémio KAIZEN por excelência na digitalização

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#fib_aguas_do_porto.jpg

Filipa Brito

A empresa municipal Águas e Energia do Porto foi distinguida com Prémio Kaizen na categoria Excelência na Digitalização, na cerimónia que decorreu hoje num evento online promovido pelo Kaizen Institute. Este prémio distingue organizações que sejam exemplo de boas práticas na melhoria contínua para a inovação, excelência, crescimento e rentabilidade.

A “Excelência na Digitalização”, categoria em estreia no prémio, teve como primeira vencedora a Águas e Energia do Porto. A categoria procura destacar projetos de sucesso de transformação digital com resultados de eficiência, flexibilidade, qualidade e nível de serviço, impulsionadores de crescimento e valor para as organizações.

A Águas e Energia do Porto foi distinguida no âmbito da transformação que tem desenvolvido e implementado no processo de licenciamento de que é responsável, tendo conseguido, para além de expressivos resultados no aumento da produtividade das equipas, “implementar um processo de licenciamento das redes prediais 100% digital, alinhado com a estratégia da empresa, com uma clara melhoria na experiência do cliente e abolindo a necessidade de deslocação aos balcões de atendimento”, assinala a Águas e Energia do Porto.

O projeto implicou um longo e exigente trabalho interno, com início em 2019, que surgiu no âmbito da modernização administrativa que a empresa tem vindo a promover em diversas áreas, mas também como forma de responder ao aumento significativo do número de processos de licenciamento que têm dado entrada na empresa, por força da boa dinâmica da cidade. Como principais resultados, regista-se a redução do tempo global de licenciamento de redes prediais em 61% e o aumento da produtividade, superior a 60%, da equipa afeta à gestão destes processos.

Este prémio é, também, o corolário de uma longa parceria entre o Instituto Kaizen e a Águas e Energia do Porto, que remonta a 2014.