Sociedade

Águas e Energia do Porto recebeu Selo de Qualidade na Expo Água

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#fib_aguas_do_porto.jpg

Filipa Brito

O Selo de Qualidade Exemplar da Água para Consumo Humano, atribuído pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR), foi entregue à empresa municipal Águas e Energia do Porto.

Numa cerimónia que decorreu durante a 16.ª Edição da Expo Água, uma das maiores conferências nacionais do setor, a Águas e Energia do Porto viu reconhecida a qualidade do serviço que presta aos cidadãos. O “Selo de Qualidade Exemplar da Água para Consumo Humano” coloca em evidência as medidas que permitem atingir um desempenho de excelência no indicador “Água Segura” (água controlada e de boa qualidade) nos anos de 2019 e 2020, correspondente a 100% de análises realizadas e 99,63% e 99,52%, respetivamente, de cumprimento dos valores paramétricos estipulados na legislação vigente.

O evento que decorreu em Lisboa contou com as presenças do vice-presidente da Câmara do Porto, Filipe Araújo, e do presidente do conselho de administração da Águas e Energia do Porto, Frederico Fernandes, para receberem o galardão atribuído pela ERSAR.

Filipe Araújo foi ainda orador principal na mesa redonda sobre Água e Energia, onde se debateu o peso relevante da energia na fatura das entidades gestoras de serviços de água. O evento contou igualmente com a participação de Frederico Fernandes numa sessão dedicada ao tema “Concorrência no Novo Ciclo Estratégico”.

Houve também intervenções por parte da engenheira do Ambiente e diretora na Águas e Energia do Porto, Inês Alves, e da diretora de exploração da Águas e Energia do Porto, Catarina Tuna. A Expo Conferência da Água é um evento anual de referência, incontornável para as comunidades profissional e académica e para todos os agentes do setor, que contou com a participação de um vasto leque de empresas, decisores políticos e peritos internacionais.