Ambiente

Águas e Energia do Porto junta-se às Nações Unidas na promoção da sustentabilidade

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#fib_aguas_do_porto.jpg

Filipa Brito

A Águas e Energia do Porto juntou-se à United Nations Global Compact Network Portugal e às mais de 20 mil empresas comprometidas com os dez princípios do UN Global Compact. O objetivo é promover a sustentabilidade através do cumprimento de regras fundamentais nas áreas de direitos humanos, práticas laborais, proteção ambiental e anticorrupção.

As entidades que assumem o compromisso com as Nações Unidas devem, entre outras ações, apoiar uma abordagem preventiva aos desafios ambientais, realizar iniciativas promotoras da responsabilidade ambiental ou encorajar o desenvolvimento e a difusão de tecnologias amigas do ambiente.

Noutras matérias, devem alinhar estratégias e operações que confirmem que respeitam a proteção dos direitos humanos, que favorecem a eliminação da discriminação no emprego, e que combatem a corrupção em todas as suas formas.

Todas estas ações, a que se juntam programas aceleradores, nacionais e internacionais, plataformas, peer learning groups e outras iniciativas da rede, com a prossecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, preconizados na Agenda 2030 das Nações Unidas, como missão conjunta assumida.

O UN Global Compact é considerado a maior iniciativa de sustentabilidade do mundo, diretamente dependente do Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, agregando já mais de 20 mil organizações a nível global.

Em Portugal, a rede promove a sensibilização para os dez princípios junto de universidades, administração pública ou do terceiro setor, em parceria com a Associação Portuguesa de Ética Empresarial.

Recentemente, a Águas e Energia do Porto aderiu, também, à GRACE – Empresas Responsáveis, uma associação empresarial de utilidade pública que atua nas áreas da Responsabilidade Social e da Sustentabilidade, um passo determinante para o cumprimento dos objetivos a que o Município do Porto se propõe.