Ambiente

Águas e Energia do Porto assume compromisso nacional de proteger a biodiversidade

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

A Águas e Energia do Porto (AEdP) é uma das 42 entidades signatárias do act4nature Portugal, uma iniciativa do BCSD Portugal. O projeto tem como objetivo travar e reverter a perda da biodiversidade até 2030.

Ruben Fernandes, administrador executivo da AEdP, esteve na cerimónia de signatários, onde reforçou o compromisso para adotar soluções baseadas na natureza, de acordo com o novo paradigma das cidades amigas do ambiente. Já o vice-presidente da Câmara do Porto, e presidente do conselho de administração da AEdP, Filipe Araújo, acrescenta que "com a adesão à iniciativa act4nature Portugal, a Águas e Energia do Porto pretende reforçar a adotação de soluções baseadas na natureza, em consonância com o novo paradigma das cidades esponja e os princípios do water sensitive urban design".

Recorde-se que a empresa municipal já tinha subscrito o Pacto do Porto para o Clima com o intuito de ajudar a cidade a atingir a neutralidade carbónica, um passo determinante para o cumprimento dos objetivos a que o Município se propõe.

Neste momento, está também a decorrer o Plano de Valorização e Reabilitação das Linhas de Água, que terá um papel fundamental no equilíbrio entre as soluções “azuis” (ecossistemas fluviais), “verdes” (fornecidas pela natureza) e “cinzentas” (infraestruturas construídas). O projeto convoca toda a comunidade para proteger e valorizar os recursos hídricos e os ecossistemas.

Para apoiar a missão do act4nature Portugal, as empresas signatárias subscreveram 10 compromissos comuns e reforçam o seu empenho, através de um conjunto de compromissos individuais, definidos de acordo com a sua atividade.

Esta é uma iniciativa promovida pelo BCSD Portugal, no âmbito da act4nature international, lançada em França, em 2018, com o objetivo de mobilizar as empresas a proteger, promover e restaurar a biodiversidade. O lançamento em Portugal integra-se nos compromissos assumidos pelo BCSD Portugal, em 2019, ao integrar a coligação Business for Nature.