Sociedade

Águas e Energia do Porto disponibiliza bebedouro aos profissionais do Hospital de São João

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

De forma a disponibilizar água potável acessível a todos, a Águas e Energia do Porto procedeu à entrega do primeiro bebedouro ao Centro Hospitalar Universitário de São João, que servirá os profissionais do Bloco Operatório Central.

A iniciativa surge no âmbito do projeto Beba Água da Torneira, Segura e Amiga do Ambiente. O diretor responsável pela Sustentabilidade e Ambiente da empresa municipal Águas e Energia do Porto, Nuno Lemos, fez a entrega simbólica à diretora do serviço de Nutrição, Cristina Teixeira, num gesto que dota o Centro Hospitalar Universitário de São João de água potável acessível a todos.

Segundo a unidade hospitalar, o dispensador oferecido será instalado no Bloco Operatório Central e vai permitir que os profissionais de saúde que desempenham funções neste serviço se hidratem convenientemente, minimizando as saídas deste ambiente, o que permite reduzir risco infecioso e rentabilizar melhor o tempo.

A Águas e Energia do Porto prevê alargar a oferta a outras instituições da cidade, de forma a contribuir para que a água da torneira seja a bebida preferida dos cidadãos no seu dia-a-dia – não só pela sua diferenciação no que respeita ao custo e impacto ambiental, em comparação com as águas engarrafadas, mas também pela qualidade de excelência, assegurada pelo renovado laboratório da empresa municipal.

O projeto Beba Água da Torneira, Segura e Amiga do Ambiente pretende alertar para os desafios ambientais, nomeadamente a escassez e a poluição das massas de água, permitindo uma maior consciencialização dos cidadãos em relação ao real valor da água e ao seu papel na valorização do território. Quer, igualmente, demonstrar que este recurso limitado exige uma utilização eficiente, numa perspetiva de promoção da economia circular, do consumo sustentável e da descarbonização da sociedade.