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Águas e Energia do Porto alerta para telefonemas fraudulentos

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Filipa Brito

A Águas e Energia do Porto (AEdP) alerta para a existência de contactos fraudulentos em nome da empresa municipal. Nas últimas semanas, vários clientes contactaram a AEdP para confirmar a autenticidade de chamadas telefónicas nas quais são solicitadas visitas a domicílios, para a realização de análises à água da torneira.

A AEdP não procede, nem nunca procedeu, desta forma para realizar análises à água dos consumidores. A empresa municipal alerta que não está a ligar para casa de clientes no sentido de os obrigar a receber quem quer que seja para fazer demonstrações.

Alguns destes contactos têm como objetivo final a instalação de sistemas ditos “purificadores” que, segundo a Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR), não se justificam. “Em Portugal, os resultados do controlo efetuado à qualidade da água da torneira garantem uma elevada segurança na proteção da saúde humana”, afirma a ERSAR.

A Águas e Energia do Porto realiza análises diárias às redes de distribuição domiciliária e abastecimento público. No segundo trimestre de 2022, as análises à água das torneiras dos consumidores da Invicta revelam que o indicador de “água segura” situa-se nos 99,31%.

A empresa fez, ao longo de 2021, 38.300 análises que garantem assim o controlo absoluto da qualidade da água para consumo humano, de acordo com a legislação em vigor.