Desporto

Águas do Douro são palco de competições de stand up paddle

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_stand_up_paddle_01.JPG

DR

A terceira edição da SUP Douro Race está marcada para o próximo fim de semana e terá, este ano, duas vertentes: no sábado, dia 16, disputa-se a Douro Race Sprint, um percurso de 6 km pelo Douro, e no domingo, 17, a Downwind World Paddle Race, uma prova internacional de 17 km entre a foz do rio e a praia da Aguda.

O espetáculo do stand up paddle, ou SUP, na sua sigla, estende-se, desta vez, aos municípios de Gondomar, Porto e Vila Nova de Gaia, com duas provas entre o Douro e a costa atlântica.

No sábado, a Douro Race Sprint vai unir as praias de Marecos e Zebreiros (Gondomar), num percurso de 3 km para cada lado, que poderá ser acompanhado de perto pelo público, em ambas as margens, comprovando a espetacularidade única desta modalidade. Alguns atletas de referência mundial serão também embaixadores desta corrida.

Durante a manhã, ainda na Praia de Marecos, serão proporcionadas experiências gratuitas de stand up paddle, como a SUP Ioga e o SUP Adaptado (pessoas de mobilidade reduzida), promovendo a inclusão e o acesso de toda a comunidade a este desporto de deslize.

No domingo, dia 17, realiza-se a Downwind World Paddle Race, uma etapa internacional para a qualificação do campeão mundial nesta disciplina, que atribuirá também os títulos nacionais nas categorias Open, Feminino e Sub-18.

Esta prova, de igual espetacularidade, terá início na Douro Marina, em Vila Nova de Gaia, e fará um pequeno percurso de rio até à foz do Douro, derivando depois para sul. A corrida, com um total de 17 km, terá meta na Praia da Aguda, percorrendo toda a sua costa em modo downwind. Os prémios globais da competição são de 1 500 euros.

A SUP Douro Race é organizada pela Portugal Ativo, produzida pela Rios & Trilhos e pela GPDesign, com o apoio institucional do Turismo do Porto e Norte, Câmara Municipal do Porto, Câmara Municipal de Gaia, Águas de Gaia, Câmara Municipal de Gondomar, Federação Portuguesa de Surf, IPDJ e Be Active, tendo como parceiros a Somersby, Vitalis, Paddling Center, BB Douro, Nelo, Surfing Porto, Feel Porto e Sailing.