Desporto

Campeonato de Motonaútica

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Entre os dias 31 de julho e 2 de agosto, as cidades do Porto e
de Vila Nova de Gaia vão receber, em estreia absoluta, a mais prestigiada e
emocionante competição do calendário internacional de Motonáutica - o
Campeonato do Mundo U.I.M. F1H2O -, um espetáculo de alta velocidade que
promete agitar as águas do rio Douro durante três dias.


Graças à determinação e ao empenho das Câmaras Municipais do
Porto e de Vila Nova de Gaia, o Grande Prémio de Portugal voltará a fazer parte
do itinerário dos melhores pilotos e equipas de motonáutica do mundo em 2015.


Após 13 edições consecutivas em Portimão, a última das quais em
2011, o rio Douro vai estrear-se como palco do 14º Grande Prémio de Portugal,
transformando-se numa pista com cerca de 2.000 metros de perímetro, entre o
Edifício da Alfândega e a Ponte D. Luiz, onde vão competir 18 pilotos de 14
nacionalidades, em barcos que chegam a atingir velocidades próximas dos 240
km/h.


Com a ação a decorrer bem próximo dos espetadores, as margens da
Ribeira do Porto e de Gaia serão o cenário ideal para assistir ao vivo a esta
espetacular competição, que tem vindo a ganhar cada vez mais adeptos um
pouco por todo o planeta.


As corridas do Campeonato do Mundo são atualmente transmitidas
por 30 canais de televisão, chegando a mais de 100 milhões de lares em todo o
mundo.


Pesando pouco mais de 500 quilos e com motores V6 de 2,5 litros
que debitam uma potência superior a 400 cavalos, os barcos utilizados nesta
competição desafiam as leis da gravidade a cada corrida, passando mais tempo no
ar do que propriamente em contacto com a água.


Com uma incrível relação peso/potência, chegam a ser mais
rápidos do que os seus parentes do alcatrão, acelerando dos 0 aos 160 km/h em
apenas 4 segundos.


Mas talvez o mais surpreendente destes barcos seja mesmo a sua
capacidade de viragem, já que são capazes de descrever apertadas curvas de 180
graus a mais de 150 km/h, gerando forças G superiores a 4.5 - ou seja, até 4.5
vezes o peso do piloto. E tudo isto, sem recurso a qualquer sistema de travagem
ou caixa de velocidades.


Inaugurada em 1981, esta competição é em quase tudo semelhante
ao Campeonato do Mundo FIA de Fórmula 1, quer pelo exigente regulamento técnico
a que todas as equipas estão sujeitas, quer pelo facto de juntar os melhores e
mais experientes pilotos desta disciplina, regulada pela União Internacional de
Motonáutica (U.I.M.) e promovida pela F1H2O.


Todos os circuitos são diferentes no seu tamanho e configuração,
dependendo do plano de água disponível em cada cidade que acolhe esta
competição. Por norma, os circuitos têm um perímetro que varia entre os 1.500 e
os 2.000 metros, sendo compostos por uma reta mais longa e diversas retas mais
curtas, intercaladas por boias de rodagem, quer à direita, quer à esquerda.


O formato habitual de um Grande Prémio inclui uma a duas sessões
de treinos livres e três rondas de qualificação no sábado para definir a grelha
de partida. A corrida tem uma duração máxima de 45 minutos, sendo disputada no
domingo.


No Grande Prémio de Portugal, as atenções do público vão estar
certamente voltadas para Duarte Benavente, o português que desde 1999 tem
marcado presença regular neste campeonato, representando o F1 Atlantic Team.


É um dos mais experientes pilotos de todo o plantel, tendo já
disputado 129 grandes prémios ao longo da sua carreira. Apesar de perseguir
ainda a sua primeira vitória no Mundial, Duarte Benavente subiu já por seis
vezes ao pódio, tendo como melhor resultado um segundo lugar. Em 2014, concluiu
o Campeonato, ganho pelo francês Philippe Chiappe, no 7º lugar.


Para além dos F1, o evento vai incluir duas corridas da Fórmula
4 (uma espécie de categoria de iniciação), onde competem 10 pilotos, um por
cada equipa participante na categoria principal. Os barcos utilizados nesta
fórmula estão equipados com motores a 4 tempos de 60 cavalos, atingindo
velocidades na ordem dos 130 km/h.


O F1 Atlantic Team de Duarte Benavente tem sido o grande
dominador desta categoria nos últimos anos, tendo conquistado os dois últimos
títulos mundiais através do piloto alemão, de apenas 19 anos, Mike Szimura.


Paralelamente será ainda disputada na noite de sábado, 1 de
agosto, uma prova do Aquabike World Championship, com a presença dos 16
melhores especialistas mundiais de Jet Ski na categoria de "Paralel
Slalom".


A etapa portuguesa do Campeonato de F1 em Motonáutica será a
terceira de oito provas que constituem o Mundial de 2015 (o maior desde 2010) e
uma das duas que se realizam este ano na Europa, a par da também estreante
jornada francesa de Évian les Bains.

Reveja o vídeo da apresentação da iniciativa: