Cultura

“Água Ardente” inaugura na Biblioteca Popular de Pedro Ivo a 12 de março

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_nova_instalacao_Biblioteca_Popular_Pedro_Ivo.JPG

DR

“Água Ardente”, a instalação fílmica comissariada à Cooperativa Cultural Laia para a Biblioteca Popular de Pedro Ivo, inaugura no sábado, 12 de março, às 18 horas. Este é o último momento de programação integrado no projeto de reabilitação e reativação do espaço.

Partindo de um convite do Departamento de Cinema e Imagem em Movimento da Ágora a Laetitia Morais, Mónica Baptista e Sofia Arriscado, o filme, aprestado em três canais/projeções, explora detalhes sociais, urbanísticos e históricos da Praça do Marquês e também memórias da própria biblioteca.

A identidade da Praça do Marquês – antigamente conhecida como ‘Largo de Agoa Ardente’, devido ao mercado que se realizava no local onde a bebida espirituosa era comercializada – serviu de ponto de partida para o projeto e para o convite feito às artistas. Segundo a Cooperativa Cultural Laia, esta ideia de transformação, que abarca as próprias mudanças da praça, é explorada no filme, a partir de visões deambulatórias.

O projeto pretende não só ocupar o espaço da biblioteca, mas também relacionar-se com o dia a dia da Praça do Marquês, podendo o filme ser visionado tanto no interior da biblioteca como no exterior, funcionando como um convite a quem por ali passa a partir do final de tarde.

Terminando com “Água Ardente” o programa de reabertura do espaço, em abril será lançado um concurso que visa atribuir duas bolsas de criação/programação para o espaço da Biblioteca. Estas bolsas serão direcionadas a propostas de projetos literários e bibliotecários.

A instalação “Água Ardente” poderá ser visitada gratuitamente todos os dias até 17 de abril entre as 16 e as 22 horas.