Educação

Agrupamento Infante D. Henrique pioneiro com Curso Básico de Teatro

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

A Festa do Teatro, uma viagem pela literatura infantojuvenil inspirada no Plano Nacional de Leitura, teve início na Escola do Bom Sucesso com a interpretação de Hoje Também Há Palhaços e O Lápis Verde, peças levadas a cena pelos alunos do Curso Básico de Teatro do Agrupamento Infante D. Henrique.

O espetáculo foi aplaudido por pais e comunidade escolar numa sala cheia onde estiveram também Fernando Paulo, vereador da Educação e da Coesão Social, Álvaro Magalhães, autor portuense de Contos do Lápis Verde e de mais de uma centena de obras para crianças e jovens, Pedro Aparício e António Capelo, diretores do Teatro do Bolhão.

Até 18 de maio, a Festa do Teatro continua na Escola do Bom Sucesso com mais quatro espetáculos de interpretação dramática e uma exposição de trabalhos elaborados nas disciplinas de Cenografia e História do Teatro.

O Agrupamento Infante D. Henrique é um dos pioneiros do país a receber o Curso Básico de Teatro, apoiado financeiramente pela Câmara do Porto. No espetáculo de estreia da Festa do Teatro, Fernando Paulo destacou o contributo fundamental deste projeto no desenvolvimento de competências e sensibilidade artística dos alunos, na capacidade de comunicação e no relacionamento interpessoal. Realçou ainda o exemplo deste projeto para a comunidade, envolvendo os alunos, encarregados de educação, corpo docente e não docente.

Atualmente, entre a Escola do Bom Sucesso e a Escola Gomes Teixeira e no âmbito da escolaridade obrigatória, este Agrupamento conta com mais de 100 alunos a frequentar esta oferta formativa. A partir do próximo ano letivo, muitos destes alunos poderão frequentar o curso em regime de ensino articulado com a ACE-Escola de Artes/Teatro do Bolhão.