Proteção Civil

Agravamento das condições meteorológicas durante a tarde

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#fib_alerta_agitacao_maritima_06.jpg

Filipa Brito

A Proteção Civil Municipal informa para a existência de previsões que apontam para um agravamento das condições meteorológicas durante a tarde desta segunda-feira, nomeadamente vento forte e agitação marítima.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), prevê-se um aumento da agitação marítima com ondas de noroeste com 4 a 5 metros de altura significativa e vento forte do quadrante norte, temporariamente com rajadas da ordem de 70 km/h no litoral.

Deste modo, a Proteção Civil Municipal recomenda à população que tome as devidas precauções, solicitando especial atenção na circulação, permanência e estacionamento junto a áreas arborizadas, devido à possibilidade de queda de ramos ou árvores, em virtude dos ventos fortes. Aconselha também uma atitude preventiva e de precaução relativamente a equipamentos móveis ou amovíveis - equipamentos de esplanadas, estruturas de apoio a festividades, andaimes, bekaerts, lonas publicitárias, placards e outras estruturas suspensas - que necessitem de reforçar a sua fixação ou ser retirados.

Este serviço municipal recomenda ainda o respeito pelos perímetros de segurança estabelecidos para peões junto da orla costeira e acessos aos molhes, nomeadamente na Avenida D. Carlos I, Avenida do Brasil e Avenida de Montevideu.

A Câmara do Porto, através do pelouro da Saúde e Qualidade de Vida, Juventude e Desporto e pelouro dos Recursos Humanos e Serviços Jurídicos e Proteção Civil, continuará a acompanhar permanentemente a atualização destas previsões, implementando todas as medidas preventivas e de segurança adequadas e difundindo os avisos julgados necessários.

Veja ao pormenor os efeitos prováveis deste agravamento meteorológico e as medidas de prevenção que deve tomar, consultando o AVISO 06/2022.

Em caso de emergência contacte o 112 ou o Batalhão de Sapadores Bombeiros do Porto através do número 225 073 700.