Sociedade

Ágora vence Prémio Interculturalidade 2023 na categoria de Políticas Públicas

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

No Dia Internacional da Língua Materna, assinalado nesta quarta-feira, dia 21, o Espaço t e a Comunidade do Bangladesh do Porto atribuíram prémios anuais a diversas entidades e personalidades. A empresa municipal Ágora e o Batalha Centro de Cinema, como um dos seus equipamentos culturais, foi premiada com o Prémio Interculturalidade, na categoria de Políticas Públicas, destacando as medidas levadas a cabo para uma maior inclusão da diversidade nos seus equipamentos desportivos e culturais.

A entrega dos galardões realizou-se no Batalha Centro de Cinema, depois de uma cerimónia pública no Memorial dos Mártires da Língua Materna, que teve lugar na Rua Chã. Os prémios resultam do intenso trabalho que a associação Espaço t desenvolve nesta área, trabalhando com imigrantes de vários países, que, através da arte, dão a conhecer tradições e costumes, integrando-se, assim, na sociedade. Daqui surgiu a relação com a Comunidade do Bangladesh do Porto, que, também, se dedica a promover a inclusão e a promoção dos Prémios para a Interculturalidade, atribuídos, simbolicamente, no Dia Internacional da Língua Materna.

Presente na cerimónia, Catarina Araújo, vereadora da Câmara do Porto e presidente do Conselho de Administração da Ágora, disse que "é com orgulho que vemos hoje o Porto como uma cidade multicultural, que recebe todos de igual forma".

"Esta interculturalidade é já uma marca que está bem presente na nossa sociedade e o Porto é um exemplo, como bem nos mostra este prémio e esta plateia que hoje se reuniu no Batalha Centro de Cinema. É com o desenvolvimento de uma cidade mais inclusiva, mais heterogénea, mais multicultural, que conseguimos construir políticas mais próximas para os diferentes cidadãos", destacou no discurso de atribuição do prémio.

Presentes na cerimónia estiveram, também, Filipe Araújo, vice-presidente da Câmara do Porto, e os vereadores Pedro Baganha e Fernando Paulo.

Os prémios Interculturalidade 2023 distinguiram, ainda, a jornalista Catarina Cadavez, na categoria de Jornalismo, a atleta Lorène Dorcas Bazolo, no Desporto, o Instituto de Mediação da Universidade Lusófona do Porto, no Ensino e Formação, a organização Médicos sem Fronteiras Portugal, na categoria de Ajuda Humanitária, o músico Carlão, na categoria de Sociedade Civil; Gondomar, como Cidade Intercultural 2023, e a Fundação Aga Khan, com o prémio de Mérito Intercultural.