Cultura

Agnieska Polska apresenta a primeira peça de palco no Rivoli

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

A primeira peça de palco de Agnieszka Polska será apresentada no Teatro Rivoli, no âmbito do FIMP – Festival Internacional de Marionetas do Porto, esta quarta-feira, 11 de outubro.

A convite da BoCA – Biennial of Contemporary Arts, Agnieszka criou a sua primeira peça de teatro com um elenco português, polaco e norte-americano, onde se inclui Albano Jerónimo, Iris Cayatte, Vera Mantero, Bartosz Bielenia e Aaron Ronelle.

A artista polaca, residente em Berlim, aborda temas relacionados com a crise ecológica, catástrofes ambientais e humanitárias. Em cena, vemos um grupo de pessoas a tentar encontrar uma saída de um carro em alta velocidade.

São acompanhados por uma marioneta digital de grande escala, que canta e observa as suas lutas com curiosidade. As personagens dentro do carro, a caminho de um destino em constante mudança, exploram uma diversidade de papéis, géneros e estados emocionais.

O trabalho conta com música atmosférica e repetitiva e animações hipnóticas projetadas, que fazem crescer a melancolia deste conto imersivo: um conto sobre o papel de alguém preso no complexo sistema que combina agentes humanos e não-humanos.

Agnieszka Polska foi vencedora do prestigioso Prémio National Gallery em Berlim, em 2017, e representou a Polónia na 57.ª Bienal de Veneza. Já apresentou diversos trabalhos no MoMA, na Tate Modern, Salzburger Kunstverein, entre outros.

"The Talking Car" é apresentado, em récita única, nesta quarta-feira, 11 de outubro, às 21h30, no Teatro Rivoli.

Toda a programação do FIMP no TMP e mais informações disponível aqui.