Proteção Civil

Agitação marítima prevista para os próximos dias

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#mno_ondulacao_maritima.jpg

Miguel Nogueira

A Proteção Civil Municipal informa para a existência de previsões que apontam para um agravamento das condições meteorológicas a partir de amanhã, quinta-feira, nomeadamente um aumento da agitação marítima.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o Porto estará sob aviso amarelo, com ondas de noroeste com 4 a 5 metros, entre as 12 horas e as 21 horas desta quinta-feira, dia 24. O aviso passará a laranja até às 18 horas de sexta-feira, 25 de fevereiro, altura em que voltará novamente para o nível amarelo.

Face às previsões do IPMA, é expectável o aumento do risco de galgamentos costeiros durante os períodos de preia-mar. Por precaução, será necessário impedir a circulação pedonal nos perímetros de segurança a implementar na Avenida de Dom Carlos I – na zona da barra do Douro – e à cota baixa na Av. do Brasil e Av. de Montevideu.

Deste modo, a Proteção Civil Municipal recomenda à população que tome as devidas precauções, apelando ao respeito pelos perímetros de segurança estabelecidos junto da orla costeira e acessos aos molhes. Desaconselha ainda o estacionamento de viaturas e a circulação de pessoas nas zonas junto a toda a orla marítima.

A Câmara do Porto, através do pelouro dos Transportes, Coesão Social e Proteção Civil, continuará a acompanhar permanentemente a atualização destas previsões, implementando todas as medidas preventivas e de segurança adequadas e difundindo os avisos julgados necessários.

Veja ao pormenor os efeitos prováveis deste agravamento meteorológico e as medidas de prevenção que deve tomar, consultando o AVISO 03/2022.

Em caso de emergência contacte o 112 ou o Batalhão de Sapadores Bombeiros do Porto através do número 225 073 700.