Proteção Civil

Corte da circulação na Avenida de D. Carlos I a partir das 20 horas devido a agitação marítima

  • Notícia

    Notícia

#fib_alerta_agitacao_maritima_01.jpg

Filipa Brito

A previsão de aumento significativo da agitação marítima levou a Proteção Civil Municipal a interromper a circulação automóvel e pedonal na Avenida de Dom Carlos I, na zona da barra do Douro, a partir das 20 horas desta quinta-feira.

Devido à possibilidade de ocorrência de condições meteorológicas adversas, nomeadamente agitação marítima e vento forte – estará em vigor, entre as 0 horas de dia 4 e as 0 horas de 6 de dezembro, um aviso laranja para agitação marítima.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, prevê-se a ocorrência de ondas de noroeste com 5 a 7 metros de altura significativa, podendo atingir 10 a 14 metros de altura máxima.

Assim, por precaução, torna-se necessário interromper a circulação automóvel e pedonal na Avenida de Dom Carlos I, na zona da barra do Douro, a partir das 20 horas desta quinta-feira. O trânsito será restabelecido logo que as condições do mar o permitam, sendo feita uma reavaliação da situação no final da manhã de domingo, dia 6 de dezembro.

A Proteção Civil Municipal alerta que, em consequência das condições meteorológicas adversas, poderão ocorrer efeitos nos quais se inclui a possibilidade de inundação por galgamento costeiro nas zonas historicamente mais vulneráveis; eventuais dificuldades com embarcações e possibilidade de acidentes junto à costa devido à agitação marítima; danos em estruturas montadas ou suspensas e queda de árvores, ramos e estruturas soltas.

Deste modo, a Proteção Civil Municipal recomenda à população que tome as devidas precauções, apelando ao respeito pelos perímetros de segurança estabelecidos para peões e veículos junto da orla costeira e acessos aos molhes e aos cortes de trânsito implementados nestas zonas. Desaconselha ainda: a prática de atividades relacionadas com o mar ou nas zonas costeiras, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos, passeios à beira-mar e o estacionamento de veículos na orla marítima; a circulação ou estacionamento em áreas arborizadas tendo especial atenção à possibilidade de queda de ramos e árvores, em virtude de vento mais forte. Aconselha também a adequada fixação de estruturas soltas, nomeadamente, andaimes, placards e outras estruturas suspensas.

A Câmara do Porto, através do Pelouro dos Transportes, Fiscalização e Proteção Civil, continuará a acompanhar permanentemente a atualização destas previsões, implementando todas as medidas preventivas e de segurança adequadas e difundindo os avisos necessários.

Veja ao pormenor os efeitos prováveis deste agravamento meteorológico e as medidas de precaução que deve tomar, consultando o AVISO 12/2020.

Em caso de emergência, é sugerido o contacto do 112 ou o Batalhão de Sapadores Bombeiros do Porto, através do número 225 073 700.