Turismo

Agentes da Polícia Municipal mais capacitados para apoiar os turistas

  • Paulo Alexandre Neves

  • Notícia

    Notícia

Cerca de 200 agentes da Polícia Municipal (PM) vão receber formação nas áreas da informação turística local e do inglês. Integrados na primeira sessão do programa "Formação + Próxima", os primeiros 50 agentes receberam, esta semana, numa componente teórica/prática e recorrendo a dinâmicas interativas, informação sobre a cidade, complementada com visitas guiadas em autocarro panorâmico. Deste modo, puderam percecionar in loco conteúdos abordados em contexto de sala de aula. Outras oito ações de formação se seguirão neste projeto desenvolvido em parceria com a Escola de Hotelaria e Turismo do Porto e com a cooperação de vários serviços municipais.

Para a vereadora do Turismo e da Internacionalização, "um destino mais sustentável e competitivo, passa, incontornavelmente, pela qualificação e valorização dos seus recursos humanos, um princípio já defendido na Visão de sustentabilidade do Destino". "São as pessoas, neste caso os agentes da Polícia Municipal, que continuam a fazer a diferença na prestação do serviço e que impactam a qualidade da experiência de quem nos visita", acrescentou Catarina Santos Cunha, presente na sessão inaugural, em contexto de sala de aula, e que acompanhou o grupo na visita personalizada em autocarro panorâmico.

Este programa, desenvolvido em parceria com a Escola de Hotelaria e Turismo do Porto, junta-se a outros que o Município do Porto está a desenvolver, como o Programa "Confiança Porto", que iniciou por reconhecer as boas práticas do Alojamento Turístico e que, recentemente, se estendeu aos passeios turísticos pedestres. "Pretendemos aprofundar o nível de hospitalidade que nos é intrínseco, impulsionar a qualificação e capacitação dos profissionais e dos agentes, não apenas do setor do turismo, mas de outras áreas que estão diretamente relacionadas com a atividade turística", frisou a vereadora do Turismo.

"Todos somos promotores da imagem da cidade"

Os programas de formação são feitos "à medida", a fim de promover a capacitação dos trabalhadores dos diferentes serviços municipais, que interagem com o setor do turismo ou que, de alguma forma, estão em contacto com os visitantes. Numa primeira fase, serão abrangidos os agentes da Polícia Municipal, considerando a proximidade com o turista e seu contributo para a imagem de um destino seguro e hospitaleiro.

"Todos somos promotores da imagem da cidade", reconhece o comandante da Polícia Municipal, pelo que "faz todo o sentido que os agentes sejam envolvidos nesta formação". "É uma mais-valia para a Polícia Municipal, já que ficamos mais treinados para dar uma melhor resposta a quem nos visita. Não esqueçamos que, muitas vezes, são aos agentes policiais que os turistas recorrem para fazer uma pergunta, apontar algo de anormal, pedir um conselho ou informação", adianta António Leitão da Silva.

A formação é acompanhada com um booklet, para simplificar e auxiliar na interação do agente, bem como um kit, que contém, entre outros elementos, o cartão Porto.CARD, para impulsionar o conhecimento da oferta turística da cidade.

"Esta formação ajuda também os nossos agentes a tornarem a cidade mais cosmopolita, mais inclusiva, a ter um turismo de valor acrescentado e mais sustentável”, concluiu o comandante da PM.