Sociedade

Agência Fitch avalia as contas públicas do Porto e sobe a classificação financeira da cidade

  • Notícia

    Notícia

#fib_camara_01.jpg

A agência de notação financeira Fitch subiu o rating da cidade do Porto para BBB, o que significa um alto índice de confiança financeira na gestão municipal.

A revisão em alta da perspetiva do rating do Porto "é atribuída à consolidação orçamental estrutural e à trajetória de redução do rácio da dívida pública sobre o PIB daí decorrente".

A Fitch melhorou assim a classificação do rating do Porto de "estável" para "positiva" e alterou a classificação das dívidas interna e externa de longo prazo do Município para BBB.

A agência de notação avalia o perfil de risco do Porto como Midrange, refletindo uma avaliação mais intensa na sustentabilidade da despesa, ativos e passivos, e os baixos fatores de risco de liquidez.

"O crescimento expressivo do investimento, a estabilização do setor financeiro, o reequilíbrio das contas externas e os progressos alcançados na consolidação estrutural das contas públicas" são algumas das razões para esta revisão da Fitch com avaliação positiva sobre o rating da cidade.