Ambiente

Afinal o que são produtos biológicos? A equipa municipal do Ambiente explica

  • Inês Reis

  • Notícia

    Notícia

fib_produtos_biologicos.jpg

Filipa Brito

Perceber o que são produtos biológicos, quais as suas mais-valias e onde os podemos encontrar. É a estas questões que o novo episódio do “Atelier da boa vida”, produzido pela equipa de Educação Ambiental da Câmara do Porto, pretende responder.

De origem animal ou vegetal, produzidos de forma mais sustentável, com menos químicos, aditivos e com recursos naturais. São estas algumas das particularidades dos produtos de origem biológica, que procuram respeitar os solos, os animais, as linhas de água e a biodiversidade.

Uma vez que não utilizam pesticidas nem fertilizantes químicos, estes alimentos potenciam a rotação de culturas e a associação de plantas benéficas, sendo esta uma forma compatível de proteger a natureza e, de modo geral, a saúde.

Desta lista podem fazer parte, além dos vegetais e as frutas, alimentos de origem animal como a carne, ovos, leite, iogurtes e o queijo; ou até mesmo produtos de higiene pessoal.

Considerados potencialmente mais saudáveis, há vários estudos que demonstram que as culturas biológicas possuem níveis mais baixos de metais pesados, uma substância tóxica para o nosso organismo e que, a longo prazo, tem a capacidade de se acumular no corpo.

Quanto ao valor de nutrientes, os alimentos biológicos têm níveis maiores de antioxidantes e, no caso do leite e da carne, ácidos gordos ómega 3.

Mas para se ter a certeza de que um produto é biológico, quando se faz uma visita ao supermercado é necessário estar atento ao símbolo da Eurofolha, que deve constar na embalagem ou etiqueta dos produtos embalados. No caso dos artigos a granel, a nossa atenção deve estar voltada para os sinais expostos e visíveis no espaço comercial, onde deverá constar o certificado de venda de produtos biológicos.

Na cidade do Porto é possível encontrar produtos de origem biológica em diversos locais. Exemplo disso é a Feira de Produtos Biológicos do Parque da Cidade do Porto, promovida pelo município, que reúne uma comissão de produtores de alimentos biológicos, que já conta com 16 anos de vida. Realizada aos sábados, entre as 9 e as 13 horas, na zona do núcleo rural do parque (junto à entrada de Aldoar), aqui é possível comprar diretamente, e sem intermediários, alimentos frescos a dezenas de agricultores certificados da região e arredores.

Com várias bancas dispostas de produtos da época, pode-se levar para casa legumes, frutas, leguminosas, frutos secos, azeite, compotas, ou até mesmo pão.

Outra opção é ainda a Associação para a Manutenção da Agricultura de Proximidade do Porto (AMAP), onde se pode encomendar diretamente aos produtores da zona uma grande diversidade de produtos, a preço justo, com selo biológico. As encomendas podem ser realizadas trimestralmente e são entregues às sextas-feiras no centro da cidade.

Para descobrir os restantes vídeos protagonizados pela equipa de Educação Ambiental da Câmara do Porto aceda ao YouTube do portal Porto. ou siga as hashtags#debinoculosnosofa, #historiascomambientedentro, #biodiversidadeemcasa, #atelierdaboavida, #ambientedescomplicado e #naturezaabrincar.