Turismo

Aeroporto Francisco Sá Carneiro volta a estar entre os melhores da Europa

  • Paulo Alexandre Neves

  • Notícia

    Notícia

mno_aeroporto_Porto_01.JPG

Miguel Nogueira

O Aeroporto Francisco Sá Carneiro foi, mais uma vez, distinguido nos ASQ Awards, atribuídos, anualmente, pela Airports Council International (ACI), organismo que congrega aeroportos de todo o mundo. É a única infraestrutura aeroportuária portuguesa a aparecer na lista pela sua qualidade de serviço.

Depois de, no final de 2022, ter sido premiado entre os melhores da Europa, de acordo com o ranking da AirHelp, empresa de defesa dos direitos dos passageiros aéreos, o Aeroporto do Porto viu renovado a distinção de serviço de "excelência aeroportuária", entre os que recebem cinco a 15 milhões de passageiros por ano (atingiu 13,5 milhões em 2022).

Os aeroportos do Porto, de Belgrado, na Sérvia, Guanacaste, na Costa Rica e Puerto Plata, na República Dominicana, foram considerados os melhores aeroportos da sua região ("ASQ Best airport by size and region" award). As distinções são decididas por inquéritos efetuados junto dos passageiros nos aeroportos. Obedecem, depois, a vários critérios, entre os quais se destacam as acessibilidades, a facilidade de movimento dentro do aeroporto, o check-in, as lojas ou a oferta de restauração.

No total, a ACI premiou 75 aeroportos em 144 categorias. Há cinco que entram para a lista de excelência global ("Roll of Excellence", ​de que o Aeroporto Francisco Sá Carneiro já faz parte) por terem conseguido manter-se no topo em várias categorias: este ano, o prémio vai para os aeroportos de Bali (Indonésia), Helsínquia (Finlândia), Guanacaste (Liberia, Costa Rica), Talin (Estónia), Quito (Equador).

A lista de aeroportos distinguidos com os ASQ Awards 2022 pode ser consultada aqui.