Turismo

Aeroporto Francisco Sá Carneiro recupera tráfego, tem novas rotas e mais ligações áreas

  • Paulo Alexandre Neves

  • Notícia

    Notícia

mno_aeroporto_Porto_01.JPG

Miguel Nogueira

O Aeroporto Francisco Sá Carneiro vive um dos melhores anos da sua já longa história. Em 2022 serviu 12,6 milhões de passageiros, bem mais do que os 5,8 milhões registados em 2021 (marcado pela Covid 19). Um acréscimo de 116,3% em relação ao ano anterior, ainda que abaixo dos 13,1 milhões em 2019, ano pré-pandémico. A juntar a tudo isto conta com novas rotas, mais capacidade e aumento de ligações aéreas e estreia de companhias aéreas a operar a partir do Porto.

O valor de 2022 corresponde também a 96,1% dos passageiros transportados em 2019, em que o aeroporto do Norte transportou mais de 13 milhões de passageiros. Em 2020, ano de maior impacto da pandemia, o "Francisco Sá Carneiro" tinha ficado pelos 4,4 milhões de passageiros transportados.

Tudo isto só é possível com a aposta de muitas companhias aéreas internacionais na infraestrutura aeroportuária nortenha. Em apenas três meses que tem 2023 foi estabelecido um número recorde de operadores a voar com destino ao Aeroporto Francisco Sá Carneiro. A mais recente ligação aérea anunciada foi a do Porto a Viena (Áustria). Uma clara demonstração, por parte da Lufthansa, na Invicta, já que é a única cidade no nosso país a ser servida por todas as companhias do grupo.

31 companhias aéreas servem o aeroporto

Para além disso, só este verão, o aeroporto vai contar com 14 novas rotas e ligações a três novos países, mais concretamente Islândia, Letónia e Israel, destacando-se também a estreia de seis companhias aéreas – airBaltic, Norwegian, Play, SAS Scandinavian Airlines, Sun D’Or, para além da mais recente, a Austrian Airlines, que anunciou, na passada sexta-feira, toda a operação de ligação à capital austríaca. Eleva-se, assim, a 31 o número de companhias aéreas que servem este aeroporto.

Além disso, o "Francisco Sá Carneiro" aumentou as ligações aéreas, incluindo as de longo curso, como sejam o caso de Luanda (Angola). "O Porto é cada vez mais uma porta de entrada essencial para o turismo regional e nacional", sublinha a ANA Aeroportos de Portugal/Vinci Airports, em comunicado.

"A ANA continua a trabalhar no seu compromisso com a região Norte, ao atrair mais rotas e conetividade nesta estação, essenciais para o desenvolvimento e sustentabilidade da atividade turística e económica regional e nacional", acrescenta.

Liderança de tráfego no Noroeste Peninsular

A gestora dos aeroportos nacionais indica ainda que o investimento na infraestrutura permitiu uma “forte recuperação do tráfego no aeroporto do Porto”. O aumento no número de passageiros tornou, de novo, o Aeroporto Francisco Sá Carneiro o maior do Noroeste Peninsular, superando a soma dos aeroportos galegos de Santiago de Compostela (mais de 3,2 milhões de passageiros), Corunha (mais de 963 mil) e Vigo (mais de 953 mil).

"O Aeroporto do Porto continua a aumentar com sucesso as ligações aos principais destinos turísticos, sendo França, Espanha, Suíça, Reino Unido e Alemanha, os principais mercados de passageiros dos aeroportos fora de Portugal", adianta o comunicado da ANA.

A somar a tudo isto, o aeroporto do Porto alcançou diversos prémios internacionais, a exemplo da recente distinção da ACI – Airport Council Internacional, que reconheceu a infraestrutura como a melhor da Europa na categoria de 5-15 milhões de passageiros, em termos de qualidade de serviço – ASQ (Airport Service Quality).