Mobilidade

Aeroporto Francisco Sá Carneiro lidera recuperação do tráfego aéreo

  • Paulo Alexandre Neves

  • Notícia

    Notícia

mno_aeroporto_porto_trafego.jpg

Miguel Nogueira

O Aeroporto Francisco Sá Carneiro está a recuperar o tráfego aéreo para valores próximos dos movimentos realizados na pré-pandemia. Os dados são da entidade responsável pela gestão do espaço aéreo português, NAV Portugal, e citados na edição de hoje do Jornal de Notícias.

De acordo com a NAV Portugal, o tráfego aéreo no espaço nacional estava, em abril, 4,8% abaixo do registado no período homólogo de 2019, com um acumulado dos primeiros meses do ano ainda 13,3% abaixo do verificado no período homólogo na pré-pandemia.

Estes dados são reforçados pelos da Organização Europeia para a Segurança da Navegação Aérea (Eurocontrol) que indicam, segundo o JN, que na semana passada o aeroporto do Porto estava apenas com uma quebra de 0,8% de voos face a 2019 (por exemplo, o aeroporto de Lisboa estava ainda com menos 8,8%).

A tudo isto não é alheio, no caso do Porto, não só o aumento verificado no número de turistas/dormidas, conforme demonstram os dados mais recentes, divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), como a aposta das companhias aéreas, de bandeira ou low-cost, para os próximos meses. São exemplo desses investimentos a Lufthansa, KLM, United, Flyr ou as companhias low-cost Blue Air, Easyjet e Raynair. Durante este verão, será possível viajar diretamente do Aeroporto Francisco Sá Carneiro para 102 destinos.