Mobilidade

Aeroporto Francisco Sá Carneiro entre os melhores da Europa

  • Paulo Alexandre Neves

  • Notícia

    Notícia

mno_aeroporto_Porto_01.JPG

Miguel Nogueira

O Aeroporto Francisco Sá Carneiro está entre os melhores da Europa, de acordo com o ranking 2022 da AirHelp, empresa de defesa dos direitos dos passageiros aéreos. É a infraestrutura aeroportuária nacional com melhor classificação (7,67 pontos), ficando na 54.ª posição, a nível mundial, e no sétimo, no ranking europeu, neste caso liderado pelo aeroporto de Barajas, em Madrid.

A empresa divulgou o AirHelp Score 2022, ranking anual que lista os melhores e os piores aeroportos do mundo, assim como as companhias aéreas. O aeroporto do Porto apresenta uma classificação global de 7,67 pontos em 10 possíveis, com destaque para a pontualidade, que recebeu uma pontuação de 7,10 pontos, mas também para a consideração dos clientes, que obteve 8,52 pontos, enquanto a qualidade da área de restauração e lojas recebeu 8,53 pontos.

De acordo com a empresa de defesa dos direitos dos passageiros aéreos, “o Aeroporto Francisco Sá Carneiro encontra-se na 54.ª posição e é a quinta maior subida em relação a 2019, principalmente devido ao melhor desempenho no ponderativo ‘pontualidade’. Pode, ainda, ser considerado um dos melhores aeroportos europeus, estando no top 10 dos aeroportos europeus”.

O ranking elaborado pela AirHelp aponta o aeroporto internacional Tóquio Haneda como o melhor do mundo, enquanto a Qatar Airways foi considerada a melhor companhia aérea.

Recorde-se que o aeroporto do Porto já tinha sido distinguido, este ano, com diversos prémios: "Best European Airport 2022" na sua categoria, de 10-25 milhões de passageiros, pelo Airport Council International (ACI), nos ASQ Awards do Airports Council Internacional, duplamente como um dos melhores, entre 5 e 15 milhões de passageiros por ano, nas áreas de serviço ao cliente ("customer experience") e em higiene e segurança ("hygiene measures"), e no "top 5" dos mais bem classificados da Europa, de acordo com o motor de busca de aluguer de férias alemão, Holidu, com base numa extração massiva de classificações e comentários do Google Maps.