Mobilidade

Aeroporto Francisco Sá Carneiro distinguido como o melhor da Europa

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

mno_aeroporto_Porto_01.JPG

Miguel Nogueira

O Aeroporto Francisco Sá Carneiro foi distinguido com o prémio de "Best European Airport 2022" na sua categoria, de 10-25 milhões de passageiros, pelo Airport Council International (ACI), avançou a ANA - Aeroportos de Portugal em comunicado.

Esta é a primeira vez que o Aeroporto do Porto é distinguido como Best European Airport 2022 pelo ACI Europe, a organização internacional dos aeroportos, que colocou em destaque a recuperação da atividade após crise pandémica, a qualidade de serviço e as ações implementadas no âmbito da sustentabilidade constantes no compromisso ambiental da VINCI Airports.

Durante um período tão desafiante para todo o setor da aviação, a infraestrutura foi melhorada com a ampliação do taxiway, foram desenvolvidas e implementadas soluções inovadoras e reforçados compromissos no âmbito da sustentabilidade, constantes na estratégia ambiental da VINCI Airports.

A aposta no desenvolvimento de rotas permitiu atingir em 2022 valores de conectividade superiores aos de 2019, a par com a atratividade da região Norte, tem permitido obter resultados muito positivos de recuperação de tráfego e de aumento da conectividade. Segundo o comunicado, o Aeroporto do Porto já superou o nível de conetividade verificado no verão de 2019, sendo agora disponibilizadas 100 rotas regulares (em 2019, eram 99).

Em termos de projetos sustentáveis, o ACI Europe destaca a criação do Fórum dos Stakeholders para a Gestão Global de Carbono, os projetos de reutilização da água (dos veículos dos socorros e das garrafas dos passageiros, para rega e lavagens nos aeroportos), a redução da pegada hídrica e o sistema inovador de triagem de resíduos com uma central dedicada no aeroporto.

Os critérios de avaliação para os prémios desde ano estiveram, sobretudo, relacionados com a qualidade de serviço e a implementação de medidas durante a crise pandémica nas áreas operacionais, saúde e segurança, gestão comercial, no contexto da estratégia de sustentabilidade do aeroporto e da sua recuperação financeira.

O aeroporto Francisco Sá Carneiro tem sido recorrentemente premiado pela ASQ ACI (Airport Service Quality), recebendo diferentes distinções em posições cimeiras nos últimos 15 anos.