Sociedade

"Aconchego" dá lar a estudantes e companhia a população sénior

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

gco_encontro_anual_programa_aconchego_cinema_batalha_2023_16.jpg

Guilherme Costa Oliveira

Já vai na sua 20.ª edição e tem sido distinguido com diversos prémios, nacionais e internacionais. O programa municipal "Aconchego – Quem estuda tem casa. Quem tem casa tem companhia" é um projeto de solidariedade entre jovens estudantes e população sénior, que conta com o apoio da Federação Académica do Porto (FAP).

Trata-se de uma iniciativa intergeracional que tem dado resposta à solidão que muitos seniores, residentes na cidade do Porto e com mais de 60 anos, afirmam sentir e ajudado os estudantes universitários, não residentes na cidade, a encontrar alojamento a título gratuito mas com uma comparticipação simbólica nas despesas de água, luz e gás.

Desta forma, as pessoas mais velhas retribuem companhia com alojamento e os jovens universitários compensam alojamento com companhia e apoio, especialmente no período noturno, e juntos recolhem uma riqueza sem preço, os afetos. Pela experiência ao longo dos anos, sabemos que se constrói uma relação duradoira de afinidade como avós e netos.

Candidaturas durante todo o ano

O programa tem a duração de um ano letivo, podendo ser renovada a permanência até final do curso.

As candidaturas ao “Aconchego” podem ser efetuadas durante todo o ano e a adesão fica condicionada à avaliação prévia dos candidatos por uma equipa técnica do Departamento Municipal de Coesão Social.

Para mais informações poderá aceder aqui onde também encontrará a ficha de pré-candidatura, enviar um email para dmcs@cm-porto.pt ou telefonar para o Departamento Municipal de Coesão Social (225899260).