Economia

Ações de formação gratuitas são uma mais-valia para os comerciantes

  • Paulo Alexandre Neves

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A Câmara do Porto promove, desde 2016, ações de formação gratuitas para comerciantes. Uma iniciativa que tem vindo a ter a adesão, cada vez maior, de proprietários e trabalhadores do setor. Mais de 3400 pessoas já participaram nas formações, estando previstas ainda a realização de mais algumas este ano.

Para já, e nos primeiros seis meses do ano, foram desenvolvidas três ações de formação – “Estratégias de comunicação e publicidade”; “Marketing digital: comunicação e publicidade online para o comércio local” e “Criação de site para empresas”. Neste momento, encontra-se a decorrer a ação dedicada ao “Inglês Comercial Nível Inicial”. Nestas quatro ações inscreveram-se 63 participantes.

Quem já participou garante que deu o tempo por bem empregue. Andreia Filipa, proprietária, conjuntamente com o marido, da Oficina dos Violinos, confessa: “Fiz várias, quase todas ligadas à gestão de negócio e marketing digital. Esta última suportou-nos durante a pandemia, porque estivemos fechados e foi muito importante”.

Paulo Cunha, formador em marketing digital, sabe o quanto a sua área se tornou importante, nesta fase, para os comerciantes: “Basta olhar para o número de inscrições”. E cada formação é sempre diferente. “O plano é sempre adaptado a cada uma das áreas e ao número de alunos inscritos. Para cada uma das sessões é sempre pensado um tema, com que os comerciantes mais se identifiquem ou queiram explorar. Os conteúdos são sempre preparados numa vertente de aprendizagem teórica com uma enorme componente prática, de exemplos reais”, revela.

Planos de formação adaptáveis

Edite Amorim, formadora em psicologia positiva aplicada e criatividade, partilha dos mesmos conceitos: “O plano começa a ser pensado para as pessoas a quem vou dar formação. Têm que ser conteúdos muito práticos, aplicáveis, muito terra-a-terra. E depois, em cada sessão, adaptar cada conteúdo, que venha pré-mastigado, às pessoas que estão inscritas, às suas necessidades, às histórias que elas próprias tenham para partilhar”.

Ambos os formadores estão satisfeitos com os resultados obtidos. “O feed back tem sido muito positivo”, afiança Paulo Cunha, secundado por Edite Amorim: “É a coisa mais incrível, sentir que se está a plantar sementes que depois crescem com o caminho pessoal de cada formando”.

Diva Cruz, proprietária da Loja “Suuuper”, sentiu necessidade de aderir a esta iniciativa (“fiz coaching de negócios, vitrinismo, francês comercial, marketing e gestão de redes sociais”, confessa), pensando, agora, transmitir os seus conhecimentos a mais colaboradores, que espera vir a contratar num futuro próximo, face ao retomar da atividade turística. “Agora, que estou a pensar meter novos colaboradores, vou incentivá-los a frequentar estas formações. Foi todo um trabalho construído sozinha, importante até para saber contornar os tempos que atravessámos”.

Rentabilizar os negócios

Edite Amorim acredita muito na partilha interpessoal, “no aprender com o outro”. Por isso, diz a formadora em psicologia positiva aplicada, “procuro que as formações sejam muito práticas, ativas. As pessoas não ficam sempre a ouvir. Uso muitas histórias pessoais, de experiências e até dos próprios formandos”.

Diva Cruz corrobora: “Há informações úteis que aprendi e depois utilizei na loja, como seja o apostar nas redes sociais, a comunicação com os clientes, o saber expor os produtos nas prateleiras. As turmas são pequenas o que facilita e torna interessante as abordagens, porque os formadores podem quase individualizar a aprendizagem”.

“Nas redes sociais, criamos uma estratégia, uma gestão correta de cores, uma presença mais assídua, com criação de anúncios pagos. Nesta área, a formação fez-nos crescer muito, a nível de visualizações. Procuravam-nos mesmo estando fechados, durante a pandemia. Crescemos nas vendas online, que não realizávamos porque não tínhamos uma estratégia”, adianta Andreia Filipa.

Até ao fim do primeiro semestre do ano, está prevista mais uma ação: “Inglês Comercial Nível Intermédio” (dias 7, 9, 14, 21, 23, 28 e 30 de junho). As inscrições para esta ação abrem dia 24 de maio, podendo os interessados obter mais informações, através do email comercio@cm-porto.pt.