Ação de voluntariado inclusivo capacita técnicos da área
Porto.
Notícia
A Câmara do Porto dinamizou a primeira ação de capacitação em Voluntariado Inclusivo, que decorreu nas instalações do Porto Innovation HUB.
Inserida no Programa de Voluntariado Inclusivo, a ação foi destinada a técnicos/as de voluntariado e/ou profissionais que intervêm ou possam vir a intervir com pessoas em situação de vulnerabilidade e terminou nesta quinta-feira, 11 de julho.
O objetivo consistiu em capacitar as entidades que integram a Rede Local de Voluntariado (RLV), com competências no âmbito do Voluntariado Inclusivo, recorrendo à Metodologia de Voluntariado Apoiado (MVA) e dotando todos os agentes e atores envolvidos com as ferramentas necessárias à inclusão em oportunidades de voluntariado de públicos estratégicos, habitualmente, excluídos do exercício de voluntariado. Foram desenvolvidas temáticas como o espectro da autonomia no voluntariado ou a metodologia de voluntariado apoiado.
Os cerca de 20 formandos pertencem a organizações promotoras e acolhedoras de voluntariado, como a ACAPO - Associação de Cegos e Amblíopes de Portugal, APPACDM do Porto - Associação de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental, APPC Porto - Associação do Porto de Paralisia Cerebral, Associação Coração Amarelo, Centro Social Paroquial do Amial, Escola Superior de Saúde de Santa Maria, IPDJ,IP - Instituto Português do Desporto e Juventude, Médicos do Mundo, Pedalar Sem Idade Porto, Refugees Welcome Portugal (On The Road - Associação Humanitária), Santa Casa da Misericórdia do Porto, Serve the City e Universidade Católica Portuguesa.
A ação enquadra-se na estratégia do voluntariado para a cidade, que se materializa na Rede Local de Voluntariado, no âmbito da candidatura ao PRR - Plano de Recuperação e Resiliência, Componente 03 – Respostas Sociais, Aviso N.º 02/C03-i06.03/2022 - Operação Integrada – Voluntariado Inclusivo e Educação para o Voluntariado.