Desporto

Académico Futebol Clube celebra história de amor com 110 anos

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Amador, diz o dicionário, é “aquele que, por gosto e não por profissão, exerce qualquer ofício ou arte”. Ou, simplesmente, “aquele que ama”. Há 110 anos, é essa a principal atividade do Académico Futebol Clube. Na passada sexta-feira, o histórico da cidade assinalou mais um aniversário com um jantar que juntou as várias gerações de “amadores”.

Nas comemorações, que contaram com a presença da vereadora municipal do Desporto, Catarina Araújo, foram distinguidos vários associados do Académico, entre eles José Manuel Carvalho, como sócio honorário, por “toda uma vida marcada pela participação no desenvolvimento do clube”, sendo “uma referência na cidade como um dos grandes vultos nos 110 anos do Académico”, refere o presidente, José Pedro Sarmento.

José Luís Rego, o padre Ruben Marques e o presidente da Assembleia Geral, Sílvio Cervan, foram reconhecidos como sócios de mérito e houve ainda a distinção de associado benemérito para António Gaspar, Margarida Braga e Rui Gomes da Silva, além de diplomas para os sócios com 25 e 50 anos de dedicação ao clube.

Fundado em 1911 por um grupo de estudantes do Liceu Alexandre Herculano, o Académico Futebol Clube afirmou-se como uma das instituições mais ativas da cidade do Porto no que respeita a modalidades amadoras, contando com largas centenas de atletas.

Ao Académico se deve a construção do primeiro campo relvado no país, no Estádio do Lima, que tinha também pista de atletismo, pista de ciclismo e campo de basquetebol, assim como a participação no lançamento de diversas modalidades. Na década de 60, erguia-se um dos primeiros pavilhões desportivos da cidade, o Pavilhão do Lima, que foi casa para muitos campeonatos de andebol, basquetebol ou hóquei em patins.

Em 1934, o Académico Futebol Clube disputava, pela primeira vez, o Campeonato Nacional da 1.ª Divisão, em futebol, mas o seu palmarés contaria também com conquistas ao mais alto nível na Volta a Portugal em bicicleta, ou na Taça de Portugal e no campeonato com a equipa feminina de basquetebol.

Em 2019, depois de ter investido na recuperação das coberturas e na colocação de piso de madeira nos pavilhões do Lima, a Câmara do Porto foi unânime na cedência em direito de superfície do prédio municipal onde o clube tem a sua sede e onde exerce atividade há mais de 90 anos. “Este contrato de direito de superfície pode, de facto, permitir o renascer do Académico com a dimensão que já teve”, afirmava Rui Moreira.

A decisão foi tomada, dizia a proposta leva a reunião de Executivo, porque o Académico Futebol Clube “é um clube centenário da cidade, com inegável e reconhecido trabalho no fomento e na divulgação da formação e da prática desportiva a nível nacional e, em particular, na cidade do Porto".