Desporto

Academia da Associação de Futebol do Porto vai nascer em Ramalde

  • Paulo Alexandre Neves

  • Notícia

    Notícia

Três campos de futebol de onze (dois sintéticos e um relvado), um para o futebol de praia e outro para segmentos específicos, como o treino de guarda-redes, balneários, armazéns e zonas de logística. Tudo isto fará parte da futura Academia da Associação de Futebol do Porto (AFP), a nascer na Avenida da Cidade de Xangai, na zona da Prelada, em Ramalde. O Município cedeu o terreno, cabendo à AFP concretizar o projeto, que terá de envolver a comunidade envolvente.

O pontapé de saída para a sua concretização foi dado esta terça-feira, nos Paços do Concelho, com a escritura de cedência de um terreno, pertencente ao Município do Porto, numa cerimónia que contou com as presenças da vereadora da Juventude e Desporto, Catarina Araújo, e do presidente da AFP, José Neves.

"Esta será uma infraestrutura de excelência que vai nascer na cidade", assinalou a autarca. De facto, assim é. O terreno agora entregue à Associação destina-se a construir a academia de futebol onde futuramente irá decorrer a imprescindível formação de atletas, árbitros e agentes desportivos, e sem a qual o futebol não pode ser praticado. A atividade que aí se vai desempenhar fomentará o desporto e valores fundamentais na formação de jovens promessas, contribuindo decisivamente para a melhoria das condições de prática desportiva dos munícipes do Porto.

No acordo estabelecido com a AFP, através da cedência de um terreno municipal, a Câmara quis salvaguardar, também, que o equipamento estará disponível para a comunidade envolvente. "A sua abertura à sociedade, para além dos atletas e demais agentes desportivos que por lá irão passar, deve ser sublinhada", afirmou Catarina Araújo, acrescentando: "Vai ser possível que todos usufruam de condições ideais para a prática do desporto, com cuidado especial na saúde, no bem-estar e no acompanhamento de todos".

Com efeito, para além das atividades destinadas ao futebol amador, a AFP garantiu à autarquia que incluirá diversos espaços dedicados a promover a saúde e bem-estar dos atletas e de todos aqueles que pretendam usufruir dos serviços.

A Academia de Futebol do Porto contará com um espaço dedicado a consultas de nutrição e à reabilitação física, com técnicos especializados ao serviço dos atletas, bem como englobará um local dedicado ao acompanhamento psicológico, considerando a relevância e o impacto da saúde mental.

Prevê-se ainda o desenvolvimento de atividades para pessoas com deficiências, físicas ou psicológicas; o fomento da atividade física e a socialização da população sénior; e ainda a defesa da igualdade de género pela promoção da prática desportiva junto do público feminino.

Para o presidente da Associação de Futebol do Porto, este é um passo "rumo ao futuro". "Esta academia terá uma componente desportiva e de logística que servirá a cidade, o concelho e o distrito, uma vez que podemos dizer que ali vamos criar um jardim aberto a todos, onde as pessoas se sintam bem e que conjugue o desporto, o social e o lazer", frisou José Neves.

O presidente da AFP adiantou que o projeto de arquitetura está a ser analisado pelo Município do Porto, revelando que o concurso para a adjudicação da obra deverá acontecer "no verão". "A Câmara tem que, obrigatoriamente, consultar várias entidades para que seja aprovado e nós aguardamos para que, de seguida, possamos lançar o concurso público para a obra. É importante, porque, caso tenhamos uma oportunidade de recorrer a fundos comunitários, assim o faremos", sublinhou José Neves, acreditando que, daqui a dois anos, a nova Academia de Futebol do Porto seja uma realidade.