Sociedade

Abriu o concurso de conceção do projeto para requalificar Praça da Corujeira e zona envolvente

  • Notícia

    Notícia

A Câmara do Porto abriu nesta segunda-feira, dia 30, o concurso de conceção para a elaboração do projeto de requalificação da Praça da Corujeira e da sua envolvente, que permitirá uma efetiva integração da zona Oriental com a cidade.

O concurso, com publicação do respetivo anúncio no Diário da República, é da responsabilidade da GO Porto - Empresa Municipal de Gestão e Obras do Porto, visando a obtenção de diversas soluções de projeto para a requalificação do espaço público da área da Praça da Corujeira, Rua Nova da Corujeira, Rua Central da Corujeira, Rua de Ferreira dos Santos, Rua das Escolas e Rua de São Roque da Lameira.

O objetivo é intervir sobre os referidos espaços públicos de forma a melhorar o serviço e as condições de utilização da rede viária municipal e intermunicipal. Além disso, permitirá também consolidar a Praça da Corujeira como uma centralidade renovada e reforçar a sua integração no sistema de acessos ao centro da cidade a partir da zona Oriental do Porto, potenciando e valorizando a sua ligação à malha envolvente e afirmando aquela zona como um dos principais espaços lúdicos e turísticos da cidade e como um ponto central das novas dinâmicas urbanas do território de Campanhã.

As propostas concorrentes devem ser entregues até às 17 horas do dia 29 de março de 2020, em formato eletrónico, na plataforma www.acingov.pt, onde poderão ser igualmente consultadas as peças do concurso. Devem ser também apresentados, em formato físico, na sede da Entidade Adjudicante, um conjunto de painéis contemplando as peças gráficas previstas nos Termos de Referência.

A estimativa preliminar de custo da obra é de cerca de 4,4 milhões de euros e deverá contemplar ações no âmbito do Projeto Europeu URBiNAT, no qual o Porto tem um papel de cidade "front-runner", ou seja, de liderança, até porque se trata de um projeto que encontra coerência na estratégia da cidade no domínio do ambiente e espaços verdes para o ano de 2020.

O concurso da Corujeira vai atribuir prémios no valor global de 31 mil euros, sendo o prémio de consagração (1.º classificado) no valor de 15 mil euros e a totalidade dos prémios de participação (2.º, 3.º, 4.º e 5.º classificados) no valor de 16 mil euros.

No final, caberá ao vencedor do concurso de conceção o desenvolvimento do projeto de "Requalificação do Espaço Público da Praça da Corujeira e sua Envolvente".