Sociedade

Abril é o mês do livro e da leitura com iniciativas nas Bibliotecas Municipais

  • Notícia

    Notícia

#mno_catalogo_tesouros_fotografia.jpg

Abril é, por tradição, o mês do livro e da leitura, pelo que as Bibliotecas Municipais do Porto promovem um programa dedicado ao livro e às múltiplas leituras, com um vasto conjunto de atividades para todos.

Integrado na temática "Todos a Ler!", o programa assinala o Dia Mundial do Livro Infantil (2 de abril) e o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor (23 de abril), datas que reconhecem a importância e a utilidade dos livros, estendendo as efemérides pelo mês.

Além das várias atividades propostas, ao longo de abril há um incentivo especial à leitura: cada leitor que requisitar um livro na Biblioteca Municipal Almeida Garrett (BMAG) ou na Biblioteca Pública Municipal do Porto leva um outro de oferta. Na BMAG, é também duplicado o número de documentos para empréstimo domiciliário (oito livros, quatro CD e DVD e quatro periódicos).

Nota para a manhã do dia 10, em que se realizará o Concurso Nacional de Leitura, no auditório da BMAG.

Entre as iniciativas programadas, haverá teatro de marionetas e de robertos, a sempre especial "Hora do Conto", encontros com escritores, oficinas de ilustração, cursos breves de literatura e um recital a cargo da Escola de Música Guilhermina Suggia, entre outras.

Mostra de ilustração no átrio da BMAG

No âmbito do programa "Todos a Ler!", a exposição "6x4 - seis livros, quatro ilustradores" é inaugurada na sexta-feira, 6 de abril, no átrio da Biblioteca Municipal Almeida Garrett.

Composta por ilustrações realizadas para seis livros, a mostra reúne trabalhos de Catarina Gomes, Daniel Roque, Patrícia Figueiredo e Pedro Emanuel Santos, Em comum, os quatro autores têm a frequência do mestrado em Ilustração e Animação da Escola Superior de Design do Instituto Politécnico do Cávado e Ave.

A exposição ficará patente até 26 de maio, convidado o público em geral a entrar, pela ilustração, no universo dos livros.

Consulte o programa "Todos a Ler!" completo AQUI.