Cultura

Abertura do ciclo Concertos Promenade no Coliseu celebrou a cultura e devolveu magia às crianças

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

O Coliseu Porto Ageas apresentou, na manhã deste domingo, o conto musical “Pedro e o Lobo”, o primeiro da nova vida dos Concertos Promenade. Numa autêntica festa antecipada do Dia da Criança, o equipamento cultural encheu-se de famílias, comprovando o sucesso da aposta da direção do Coliseu, presidida por Mónica Guerreiro.

Com narração ao vivo do reconhecido humorista Bruno Nogueira, “Pedro e o Lobo”, o primeiro conto musical a integrar o ciclo Concertos Promenade 2.0, esgotou a lotação condicionada da sala de espetáculos, transformando esta manhã solarenga numa celebração da cultura e das crianças da cidade do Porto.

O acompanhamento musical esteve a cargo da Orquestra Clássica de Espinho, num espetáculo que inovou também ao nível da componente multimédia, conceito que se quis imprimir a este novo capítulo dos Concertos Promenade do Coliseu Porto Ageas, procurando aproximar os espectadores para o ambiente da obra e do compositor.

Até ao final do ano, o ciclo dos Concertos Promenade 2.0 promove sete espetáculos, sempre com uma surpresa para o público. Com direção artística do maestro Cesário Costa, comentários do musicólogo Jorge Castro Ribeiro, e uma componente multimédia criada pela designer Sara Botelho, vão destacar, até 19 de dezembro, aspetos e pormenores de obras nacionais e internacionais como “Pedro e o Lobo” de Prokofiev, que hoje já subiu ao palco, “Rhapsody in Blue” de Gershwin, o conto “A Arca do Tesouro” de Alice Vieira musicado por Eurico Carrapatoso, a “Cinderela” de Lotte Reiniger, músicas do mundo que se tornaram célebres, e outras melodias e histórias.

Este era um regresso muito pedido pelos espectadores, cuja tradição o Coliseu Porto Ageas se propôs retomar no ano em que assinala o seu 80.º aniversário, e que volta a contar com o apoio da Câmara do Porto. A julgar pela estreia, o sucesso dos próximos espetáculos, está garantido.

Introduzidos em Portugal pelo Coliseu em 2005, nas suas várias temporadas até 2014, os Concertos Promenade atraíram 130 mil espectadores. Regressaram hoje com a mesma equipa artística e uma visão contemporânea, para proporcionar uma experiência lúdica às famílias, jovens e crianças, que, uma vez por mês, ao domingo de manhã, vão poder descobrir os segredos e curiosidades de um repertório eclético de concertos e espetáculos de dança comentados, com a participação de diversas orquestras.

Os bilhetes custam entre 6 e 14 euros. Estão a decorrer as assinaturas do ciclo completo, com 50% de desconto, na bilheteira do Coliseu.