Ambiente

Aberto concurso público para extensão do Parque de São Roque em mais de um hectare

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#mno_casa_de_sao_roque_61.jpg

Miguel Nogueira

Trilhando os caminhos da estratégia para o aumento das zonas verdes, a Câmara do Porto já lançou o concurso público para a extensão do Parque de São Roque, em Campanhã. São mais de 1,2 hectares a entrar em zona de mata, e o valor da obra está fixado nos 640 mil euros.

Pretende-se que a extensão se faça para uma zona atualmente inacessível ao público, mais plana do que a topografia associada a São Roque, e que o vice-presidente da Câmara do Porto, Filipe Araújo, assegurava “surpreender pelas vistas bonitas sobre o Rio Douro”, aquando da apresentação da estratégia municipal que contempla um vasto número de intervenções e reabilitações em áreas verdes até 2022.

Além desta expansão, a obra prevê a progressiva substituição dos eucaliptos por espécies autóctones e a reabilitação de todos os caminhos internos. O investimento municipal está na casa dos 640 mil euros e as propostas apresentadas devem contemplar um período de execução de 180 dias.

A empreitada será levada a cabo pela empresa municipal GO Porto, responsável, também, pela beneficiação do Parque de São Roque, cujo concurso público foi lançado no final de março. A soma das duas intervenções resulta num investimento superior a 1,4 milhões de euros por parte da Câmara do Porto, uma fatia de um bolo mais amplo de mais de 10 milhões de euros para aumento das áreas verdes na cidade.

O resgate daquele espaço no Bonfim começou em 2019 com a abertura da Casa São Roque como polo cultural, mas a história da então Quinta de São Roque da Lameira remonta ao século XVIII.

O concurso público para a extensão do Parque de São Roque já foi publicado em Diário da República e a entrega de propostas deve ser realizada em formato eletrónico, na plataforma acinGov, onde podem ser também consultadas as peças do concurso.