Urbanismo

Aberto concurso para requalificação da Rua do Professor Abílio Cardoso, em Massarelos

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

A empresa municipal GO Porto lançou na terça-feira, 18 de outubro, o concurso público para a requalificação da Rua do Professor Abílio Cardoso e outras, em Massarelos. A empreitada surge no âmbito do programa municipal Rua Direita.

O concurso público tem como preço base o valor de 983 mil euros e as propostas podem ser submetidas até às 23h59 de 16 de novembro de 2022, na plataforma acinGov, onde se encontram disponíveis todas as peças concursais.

A obra em causa servirá para executar uma rede pública de águas residuais domésticas e de recolha de águas pluviais, executar uma rede municipal de telecomunicações, reabilitar a iluminação pública, substituindo os equipamentos existentes por novos de tecnologia LED, dotar a zona com equipamentos de recolha seletiva de resíduos enterrados e papeleiras, pavimentar as ruas do Professor Abílio Cardoso, do Professor Carlos Alberto Ferreira de Almeida e do Professor Henrique David, contemplando também a requalificação dos passeios, a criação de áreas ajardinadas, com rede de rega, e a criação de uma bolsa de estacionamento. Neste contexto, será também instalada rede de abastecimento de gás.

A melhoria da acessibilidade pedonal é também uma das preocupações da intervenção, pelo que serão implementados troços de via partilhada.

O programa Rua Direita já permitiu requalificar o troço nascente da Rua de Vila Nova, Rua da Arada e Rua do Encontro, e tem em curso outras cinco empreitadas, a saber: Rua do Monte da Luz e outras, Rua do Mirante, Rua da Granja do Lordelo, Rua de Silva Porto (parcial), Rua da Via-Sacra e outras.

Com um investimento municipal global de 21 milhões de euros, o Rua Direita visa chegar a arruamentos e zonas de menor destaque na cidade, mas com forte impacto e relevância na promoção da qualidade de vida dos portuenses.