Mobilidade

Aberto novo concurso para reparação do tabuleiro inferior da Ponte Luiz I

  • Notícia

    Notícia

#fib_tabuleiro_inferior_ponte_luis_I.jpg

Filipa Brito

Foi lançado nesta sexta-feira um novo concurso público para a reparação do tabuleiro inferior da Ponte Luiz I, que prevê a substituição integral da laje do tabuleiro, incluindo passeios.

Depois de o concurso público lançado em 2019, então com um valor de dois milhões de euros, ter ficado deserto, a Infraestruturas de Portugal (IP), sob cuja alça a travessia se encontra, foi autorizada pelo Governo a aumentar o montante da reparação do tabuleiro, para os 3,8 milhões de euros.

O novo valor do concurso teve em conta não só o facto de o anterior procedimento ter ficado deserto, mas também a exigência de trabalhos adicionais por parte da Direção Geral do Património Cultural, disse fonte da IP, citada pela agência Lusa.

A Ponte Luiz I está classificada como imóvel de interesse público desde 1982 e insere-se no Centro Histórico do Porto, zona classificada como Património Mundial pela UNESCO.

O processo para reparação do tabuleiro inferior da Ponte Luiz I prevê a substituição integral da laje do tabuleiro, incluindo passeios. A isto soma-se a introdução de um sistema de travamento longitudinal e o reforço dos banzos superiores das vigas, diagonais e montantes por adição de chapas de aço.

Prevê-se ainda a manutenção dos aparelhos de apoio, substituição das juntas de dilatação, reparação das portas de acesso aos encontros e reabilitação dos serviços afetados.

Os empreiteiros interessados têm o prazo de um mês para apresentar propostas. De acordo com o anúncio publicado em Diário da República, o prazo de execução da obra é de um ano.