Urbanismo

Aberto concurso de reabilitação para arrendamento no Quarteirão de Carlos Alberto

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

fib_reabilitacao_edificio_rua_sa_noronha_105.JPG

Filipa Brito

Encontra-se a decorrer um concurso público para nova intervenção no Quarteirão de Carlos Alberto. Com um investimento municipal superior a 500 mil euros, a reabilitação desta parcela deverá dar lugar a três frações habitacionais para acrescentar à oferta de arrendamento acessível, além de uma fração comercial a ocupar o piso térreo.

A empreitada de “Reabilitação integral da parcela 6 da Unidade de Intervenção do Quarteirão de Carlos Alberto” refere-se a um espaço na Rua de Sá Noronha e tem prazo de execução previsto de 20 meses.

A operação, liderada pela empresa municipal Porto Vivo, SRU, representa um investimento de aproximadamente 525 mil euros e insere-se na estratégia global de intervenção definida para aquele quarteirão, que já arrancou em 2020.

O objetivo é inovar ao nível das tipologias dos espaços de residência de modo a criar uma frente de habitação com novas tipologias e da presença de novas funções de serviços, contribuindo para atrair diferentes segmentos de população para esta zona.

A conclusão da empreitada agora a concurso irá possibilitar o término do projeto Pátio Luso implantado na zona central do Quarteirão de Carlos Alberto, ficando assegurada a requalificação integral deste conjunto habitacional e de todo o quarteirão em respeito pelos valores patrimoniais e assegurando preservação do valor histórico e arquitetónico do conjunto.

Os detalhes do concurso público para adjudicação da empreitada podem ser consultados no Diário da República.