Cultura

Abertas candidaturas para a conceção da identidade visual e gráfica do Batalha

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#mno_visita_obra_batalha_e_passeio_pe_05.jpg

Miguel Nogueira

A empresa municipal Ágora acaba de lançar o concurso para a criação da identidade visual e gráfica do Batalha Centro de Cinema. O concurso é composto por duas fases e as candidaturas podem ser enviadas até 16 de abril.

O novo centro de cinema, cuja abertura está agendada para o início de 2022, procura uma proposta de design que traduza a sua vocação de espaço cultural de encontro e disseminação de diferentes linguagens do cinema e da imagem em movimento. 

O júri do concurso é composto por Guilherme Blanc (diretor artístico do Batalha Centro de Cinema), Mário Moura (crítico de design e docente na Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto), Edoardo Bonaspetti (fundador da revista e da editora Mousse e atual diretor da Lenz Publishing), Sophie Demay (designer e diretora do estúdio de design In the Shade of a Tree) e Raquel Pinto (designer).

Podem concorrer todos os coletivos de design ou grupos de designers formados especificamente para este propósito, desde que cumpram os requisitos mínimos explícitos nos termos de referência do concurso - 12/2021 - Criação da identidade visual e gráfica do Batalha Centro de Cinema - que podem ser consultados na plataforma eletrónica de compras públicas, em www.acingov.pt (registo obrigatório).

Destes requisitos, sublinha-se a necessidade de os grupos terem pelo menos uma pessoa com cinco anos de experiência demonstrada na prática profissional de design gráfico, terem realizado no mínimo uma identidade gráfica institucional na área das artes e da cultura nos últimos dez anos e possuírem experiência editorial.

Com base nos portefólios submetidos na primeira fase do concurso, adaptados ao contexto institucional e de produção do Batalha Centro de Cinema, o júri selecionará cinco entidades candidatas que serão convidadas a avançar para a segunda fase e apresentar propostas de identidade visual e gráfica, às quais serão atribuídos 1.500 euros pela participação.

Na sequência do concurso de conceção, a entidade vencedora poderá celebrar um contrato para a concretização e desenvolvimento dos trabalhos de conceção da identidade visual e gráfica do Batalha, com duração até três anos e valor máximo de 84.500 euros, sendo requerido que durante esse período tenham a estrutura afeta à sua execução fixada no Porto, garantindo assim um acompanhamento presencial dos processos de conceção e produção.