Ambiente

Abertas as inscrições para sessão única do programa de literacia ambiental ADAPTA-TE!

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

fib_plantacao_projeto_MUDAS_parque_oriental_01.jpg

Filipa Brito

A partir de janeiro de 2023, o Município do Porto vai permitir às escolas a opção de se inscreverem numa ação única do programa ADAPTA-TE!, que habitualmente se desenvolve ao longo de todo o ano letivo. Inscrições para o programa que promove a literacia ambiental já estão abertas.

O que a iniciativa pretende é apoiar os professores na implementação das aprendizagens essenciais e na concretização do “Perfil do aluno à saída da escolaridade”.

Para isso, o ADAPTA-TE! propõe-se a ajudar a desenvolver a literacia ambiental e a dar a conhecer as boas práticas, com experimentação de soluções, dentro da realidade da cidade, mostrando como o Porto está a trabalhar para a mitigação e adaptação às alterações climáticas.

O programa completo desta ação pode ser conhecido na página do Ambiente da Câmara do Porto.

Apresentado em junho, o Plano de Educação-Ação para a Sustentabilidade do Porto quer colocar os alunos que estudam na cidade a “materializar ações concretas e com efeitos geracionais”.

Sendo uma ferramenta que já vem sendo aplicada, para o ano letivo 2022/2023 a estratégia assume o objetivo de estimular a tomada de atitude consciente para a sustentabilidade a partir dos estabelecimentos de ensino.

As alterações climáticas constituem uma das prioridades da ação do Município do Porto, que tem como meta atingir a neutralidade carbónica em 2030 e, ao mesmo tempo, ter o território adaptado para as alterações climáticas.