Cultura

Abertas as candidaturas ao programa "Criatório"

  • Notícia

    Notícia

Criatorio.jpg

Já estão abertas as candidaturas ao programa de apoio à criação artística "Criatório", promovido pela Câmara do Porto. As inscrições decorrem até dia 31 de janeiro de 2017 e devem ser formalizadas para dmcc@cm-porto.pt.

O "Criatório" implica um concurso, com vista à atribuição de bolsas a 16 projetos de criação artística, cada um no valor de 15 mil euros, nas modalidades de Artes visuais e curadoria; Artes performativas e programação; Composição, programação e performance musical; Literatura, investigação e pensamento crítico.

São admitidas a concurso candidaturas cujo projeto de criação seja desenvolvido no Porto, durante um período mínimo de seis meses e máximo de doze e cuja apresentação pública - sob a forma de exibição ou edição, consoante o caso - no Porto ocorra até ao final de 2018 e não beneficiem de outro tipo de apoios do Município do Porto para o mesmo projeto.

O júri do concurso é designado pela Câmara do Porto e composto por cinco elementos, sendo: dois representantes do Município e três individualidades de reconhecido mérito na área da arte contemporânea.

A cultura contemporânea é uma área estratégica no atual projeto cultural do Município do Porto. Pretende-se assim, tornar a criação contemporânea num vetor central de desenvolvimento da cidade e permitir ao Porto ter um papel relevante na evolução dos discursos artísticos contemporâneos.  

Toda a informação adicional pode ser consultada em http://www.cm-porto.pt/cultura/.