Sociedade

A varanda onde cabem todos os portugueses

  • Notícia

    Notícia

Cristiano Ronaldo, capitão da seleção nacional de futebol, ergueu a Taça da Liga das Nações da UEFA na varanda da Câmara do Porto, frente aos milhares de adeptos que aguardavam a equipa na Avenida dos Aliados na noite deste domingo. Portugal venceu a Holanda por 1-0 no jogo realizado no Estádio do Dragão, com golo apontado por Gonçalo Guedes, e fez história ao ser o primeiro país a sagrar-se campeão desta nova competição europeia. Veja a galeria de fotos.

A multidão quis ver a seleção de perto na sala de visitas da cidade do Porto e teve a sua justa recompensa quando Cristiano Ronaldo dedicou o triunfo aos adeptos.

"Em nome da seleção, e do nosso treinador [Fernando Santos], quero dar um muito obrigado a todos vocês que nos apoiaram. Obrigado!", declarou visivelmente emocionado o melhor marcador de sempre.

Também o artilheiro da partida, Gonçalo Guedes, agradeceu o apoio dos portugueses e afirmou que a equipa foi "a justa vencedora" da competição.

A festa na varanda fez-se durante alguns minutos, com a taça a ser erguida por vários jogadores, e a despedida aconteceu não sem antes ser entoado o hino nacional, "A Portuguesa".

O anúncio de que o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, abriria esta noite a varanda dos Paços do Concelho aos campeões da Liga das Nações, fez-se logo ao final da partida e rapidamente milhares de pessoas se mobilizaram para a Baixa da cidade. Na receção informal que decorreu na Câmara do Porto, além da comitiva da Federação Portuguesa de Futebol, de alguns membros do Futebol Clube do Porto, do ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, marcaram presença o presidente da Assembleia Municipal, Miguel Pereira Leite, a equipa da vereação de Rui Moreira, o seu chefe de gabinete, Nuno Santos, entre outros elementos da câmara municipal. 

Em outubro do ano passado, a Câmara do Porto e o FC Porto confirmaram que iam acolher a fase final da Liga das Nações, após o convite feito pela Federação Portuguesa de Futebol para submeterem uma candidatura conjunta à UEFA.

Durante uma semana, passaram pelo Porto milhares de adeptos das quatro seleções finalistas: Portugal, Holanda, Inglaterra e Suíça. Quer ao nível da segurança, mobilidade e limpeza urbana, a organização da final Liga das Nações foi tida como exemplar.