Educação

A Universidade mais empreendedora é a do Porto

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

mno_reitoria_up_01.jpg

Miguel Nogueira

O "Portugal’s Entrepreneurial University Ranking 2023" e chegou a uma conclusão: os antigos alunos da Universidade do Porto são os mais empreendedores do país. Iniciativa da Startup Portugal encontrou 275 fundadores de startups entre os graduados da instituição portuense, mas o Politécnico do Porto também entra no "top 10", com 60 empreendedores.

"É com satisfação que vemos a Universidade do Porto a fazer uma evolução positiva no número de fundadores que está a formar e a integrar no mercado", afirma o diretor executivo da Startup Portugal.

Citado pela Notícias UP, António Dias Martins explica que este ranking, lançado pela primeira vez em 2022, procura "divulgar o empreendedorismo universitário e incentivar o desenvolvimento de projetos inovadores nos seus programas curriculares".

A listagem de alumni empreendedores é feita com base nos dados da Dealroom.com, uma plataforma global de dados de inteligência sobre startups, inovação, empresas de elevado crescimento e ecossistemas.

Segundo a Startup Portugal, há, pelo menos, 1.650 fundadores nas dez instituições de ensino superior nacionais melhor classificadas. O valor confirma uma subida de 21,15% face à primeira edição do "Portugal’s Entrepreneurial University Ranking 2023".

O estudo mostra, ainda, que Gestão, Direito, Engenharias e Saúde são as principais áreas de formação destes empreendedores.

A Universidade do Porto recorda que, entre 2010 e 2023, nasceram 123 empresas spin-off pela mão de pessoas ligadas à instituição, 110 delas ainda no ativo. Segundo os dados mais recentes, estas empresas angariaram perto de 150 milhões de euros em investimento, gerando mais de 80 milhões de euros de lucro no ano passado.

Em 2023, as spin-off da U.Porto gerem 77 patentes e já criaram mais de 1.800 postos de trabalho.