Sociedade

A tradição de um cumprimento na Ponte Luís I e um passeio até à Ribeira

  • Paulo Alexandre Neves

  • Notícia

    Notícia

Os presidentes das câmaras do Porto e de Vila Nova de Gaia mantiveram a tradição e, a meio do tabuleiro superior da Ponte Luís I, cumprimentaram-se, desejando mutuamente um “bom São João”.

Rui Moreira e Eduardo Vitor Rodrigues, acompanhados dos vereadores de ambos os executivos, puderam apreciar do local os preparativos para a festa e já a imensa gente que ainda passava a pé a ponte, utilizada também pelo metro. Questionados pela comunicação, os dois autarcas mostraram-se uníssonos na vontade de prosseguir projetos comuns, como sejam os casos da nova ponte sobre o rio Douro ou iniciativas com verbas provenientes do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). “Há uma forte ligação das duas cidades, uma amizade entre os seus presidentes, o que facilita o trabalho conjunto”, afirmou o presidente da Câmara do Porto.

“Temos um rio que nos une e projetos que queremos desenvolver para o futuro das nossas populações”, acrescentou o autarca de Vila Nova de Gaia.

Depois, Rui Moreira e a sua comitiva prosseguiu, a pé, até à Ribeira. Pelas ruas estreitas já se preparava a festa. Muitos referiam-se ao prazer de voltar a comemorar, em segurança, o São João, entre marteladas e algum alho porro.

Já na Ribeira, em véspera de São João, Francesco Galante, italiano, e Samira Duarte Santos, luso-cabo-verdiana, prometiam juras de amor eterno. O São João também é, afinal, casamenteiro. E este ano voltou a dar brilho à festa e à noite mais longa do ano na cidade.

Ali, como em muitos outros sítios, o palco foi privilegiado para assistir, horas mais tarde, ao fogo de artifício sobre o rio Douro.