Proteção Civil

A "terra tremeu" e população ficou mais sensibilizada para os riscos sísmicos

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Um pouco por todo o país foi assinalado, esta terça-feira, a 11.ª edição do exercício público de sensibilização para o risco sísmico, denominado "A Terra Treme". No caso do Porto, o Serviço Municipal de Proteção Civil, em colaboração com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), levou a cabo diversas ações, nomeadamente no Palácio de Justiça e na Escola Profissional Infante D. Henrique.

No Palácio da Justiça, as ações de sensibilização realizaram-se previamente junto dos funcionários, com a explicação de medidas de autoproteção a tomar em caso de risco sísmico, incluindo a divulgação dos três gestos que ajudam a salvar: Baixar-Proteger-Aguardar.

Já na Escola Profissional Infante D. Henrique, para além da sensibilização da população estudantil e educativa, foi efetuado um exercício com os três gestos de salvação.

Para além disso, o Serviço Municipal de Proteção Civil divulgou a iniciativa "A Terra Treme" junto dos trabalhadores autárquicos, escolas públicas da rede municipal e da rede privada, centros de acolhimento, lares de infância e juventude, Universidade do Porto e universidades sénior, abrangendo, desta forma, todas as faixas etárias e níveis de ensino (direta e indiretamente), bem como instituições públicas e privadas.

Com esta iniciativa anual, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil tem procurado alargar a reflexão e o debate em torno da temática do risco sísmico e a participação neste exercício a todos os sectores da sociedade civil.