Cultura

À procura dos PIGS na Galeria Municipal do Porto

  • Notícia

    Notícia

É a segunda vez que Rui Moreira participa na inauguração da exposição PIGS, coproduzida pela Câmara do Porto e que desde hoje está patente na Galeria Municipal do Porto. Em Fevereiro já o tinha feito em Vitória-Gasteiz, no País Basco, onde, com a curadoria de Blanca de La Torre, se mostrou pela primeira vez ao público. A exposição é uma das mais importantes do ano no Porto e conta com obras de artistas de quatro países: Portugal, Itália, Grécia e Espanha.

A sigla PIGS, usada para referenciar os países da zona Euro cuja situação financeira declinou sob o peso das medidas de austeridade, dá o título a esta exposição coletiva que questiona, irónica e subversivamente, o significado de "viver acima das suas possibilidades".

Depois de ter sido apresentada em Espanha, onde esteve presente o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, a exposição chega ao Porto integrando um programa de questionamento sobre as implicações sociopolíticas da crise e as suas raízes culturais. O conjunto das obras apresentadas fornece um retrato desencantado sobre os paradoxos da unificação (monetária) europeia e a ambiguidade contida nos discursos mediáticos sobre a relação entre os países da Europa do Norte e os países PIGS.

Os artistas portugueses presentes na exposição são: Carla Filipe, Nuno Cera, Priscila Fernandes e Vasco Araújo.

Esta mostra faz parte de um projeto mais amplo, envolvendo o Artium e a Galeria Municipal do Porto, e em que participarão pelo menos os quatro países em que se foca. Está concebida como um projeto vivo, que incluirá, além de exposições, uma secção dedicada a aspetos teóricos, workshops e atividades paralelas nos países em questão. 

Esta atividade recebeu apoio do Programme for the Internationalisation of Spanish Culture (PICE) of Acción Cultural Española (AC/E) na categoria de mobilidade.

+Info: PIGS

Galeria Municipal do Porto

3 junho - 21 agosto 2016

Inauguração: 3 junho, 19 horas

Terça a sábado: 10 -18 horas

Domingo e segunda: 14 -18 horas

Entrada livre

ARTISTAS: Avelino Sala, Bill Balaskas, Carla Filipe, Carlos Aires, Danilo Correale, Federico Solmi, Grupo Artspirators , Juan Carlos Meana, Karmelo Bermejo, Nuno Cera, Nuria Güell, Paolo Cirio, Priscila Fernandes, Psjm e José Maria Durán, Rossella Biscotti, Stefano Cagol, Stefanos Tsivopoulos, Vasco Araújo, Zafos Zagoraris e Jenny Marketou