Sociedade

A notícia está espalhada pela cidade: o Mercado do Bolhão vai reabrir amanhã

  • Paulo Alexandre Neves

  • Notícia

    Notícia

A hora está a chegar. O Mercado do Bolhão vai reabrir os seus portões à cidade do Porto, esta quinta-feira, após mais de quatro anos de obras de renovação. Com a sua alma de sempre, mas também com novidades e, sobretudo, com quem lhe dá vida todos os dias: os seus comerciantes.

O momento será assinalado às 8 horas em ponto, pelo presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, com o toque do sino. Este elemento (e outros, como a imagem protetora dos comerciantes – Nossa Senhora da Conceição) que foi preservado no processo de reabilitação, projeto do arquiteto Nuno Valentim, manterá viva a tradição de avisar, diariamente, o início da atividade do mercado.

O momento é de festa, tendo, por isso, Rui Moreira, dispensado os habituais discursos protocolares que pautam este tipo de ocasião. Em vez disso, depois do toque do sino, o presidente da Câmara fará uma visita pelo Mercado recém-inaugurado, acompanhado por personalidades da cidade que foram convidadas para a abertura do Bolhão.

Todos os portuenses, e não só, estão também convidados a conhecerem o novo mercado de frescos. Pela cidade, nos autocarros da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) e nas composições do metro, já está ativa a campanha “Coração de Bolhão”. Esta passa por imagens fixas de produtos frescos ou vários figurantes, que, ontem e hoje, andam a distribuir peças de fruta fresca, adquiridas pelo Município aos vendedores do Bolhão, nas principais estações de metro da cidade e no interior dos autocarros, que, nos seus trajetos, passam pela baixa.

Aos tradicionais pregões, que se ouvirão, de novo, no Bolhão, junta-se também nesta campanha uma nova indumentária que os comerciantes vão começar a usar, a partir desta quinta-feira, no mercado municipal de frescos. Para além disso, amanhã, a fachada da estação da Trindade vai mostrar a imagem da campanha, convidando também o público que por ali circula, diariamente, a visitar o Bolhão.

Com a alma de sempre e também com novidades

O Mercado do Bolhão reabre esta quinta-feira depois de uma exigente obra de restauro e modernização para acolher comerciantes, clientes e visitantes. Com a sua alma de sempre, mas também com muitas novidades. O mercado de frescos continuará a ser o protagonista deste edifício emblemático da cidade, que terá um total de 81 bancas, 38 lojas e 10 restaurantes, acomodando 87 comerciantes históricos.

Além das tradicionais bancas de legumes e frutas, de flores, das peixarias e dos talhos, ou do ofício do amolador, haverá também espaço para o comércio de artesanato e alguns estabelecimentos de cafetaria, entre alguns exemplos. A estes juntam-se a comercialização de novos produtos, como cogumelos e algas ou massas, temperos e especiarias, num importante trabalho desenvolvido pelo Gabinete do Mercado do Bolhão (GMB).

A obra aliou a recuperação física do edifício, a atualização do mercado de frescos e a restituição da relação deste equipamento com a cidade, preservando os seus históricos comerciante. Investiu ainda no aumento da transparência, na acessibilidade, no conforto e na sua funcionalidade.

Uma das principais novidades recai sobre a cave logística, que, no subsolo, ocupa todo o miolo do edifício com câmaras frigoríficas, armazéns, produção de gelo e um espaço destinado a cargas e descargas. Contempla ainda uma zona de balneários e outra de separação e tratamento dos resíduos.

O horário de funcionamento do mercado será entre as 8 e as 20 horas, de segunda a sexta, e ao sábado o encerramento acontece às 18 horas. Aos domingos, o mercado estará encerrado.

A gestão da empreitada de “Restauro e Modernização do Mercado do Bolhão” foi assegurada pela GO Porto e correspondeu a um investimento municipal superior aos 22,3 milhões de euros. A empresa municipal ficará também, a partir de amanhã, com a gestão do mercado.