Cultura

"A Morte de Danton" sobe ao palco digital do Teatro Nacional São João

  • Notícia

    Notícia

#joao_tuna_A_Morte_de_Danton.jpg

"A Morte de Danton", espetáculo da autoria de Georg Büchner e com encenação de Nuno Cardoso, está disponível entre esta sexta-feira, a partir das 22 horas, e até domingo no site do Teatro Nacional de São João, no Vimeo e nas redes sociais do TNSJ.

Danton, interpretado por Albano Jerónimo, e Robespierre, "encarnado" por Nuno Nunes, são as personagens centrais desta peça, que recua até à Revolução Francesa e que, enaltecendo sentimentos de dúvida, convicções e arrependimentos, faz a ponte com a sociedade atual, que continua a confrontar-se com perguntas difíceis e decisões terríveis. Com um elenco de 13 atores que dão vida a 40 personagens, A Morte de Danton, "põe o dedo na ferida", já que olha para o "momento originário dessa 'casa' em que vivemos, da própria contemporaneidade", afirma Nuno Cardoso.

Foi em setembro de 2019 que a peça se estreou no Teatro Nacional São João (TNSJ), assinalando a primeira encenação de Nuno Cardoso enquanto diretor artístico da emblemática sala de teatro do Porto, classificada como Monumento Histórico Nacional. Passou depois por Braga, Aveiro e Lisboa e, no âmbito do Festival da União dos Teatros da Europa, "aterrou" em Cluj-Napoca, na Roménia.

Agora, é a vez de A Morte de Danton, uma produção própria do TNSJ, chegar à casa daqueles que dela não podem sair.

O espetáculo será transmitido online esta noite, mantendo-se disponível para visualização até ao final do dia de domingo, através do site, Vimeo, Facebook e Instagram do TNSJ.