Desporto

A mais importante maratona do país corre-se hoje e traz 8 a 10 milhões de euros de retorno ao Porto

  • Notícia

    Notícia

A  mais participada maratona do país realiza-se este domingo no Porto, contando com a presença de atletas dos cinco Continentes, em representação de 56 países. O retorno económico esperado é de 8 a 10 milhões de euros, segundo a RunPorto.

Os mais de 42 quilómetros da 13.ª Maratona do Porto EDP conta com mais de seis mil inscritos e a RunPorto, que a organiza com o apoio da Câmara do Porto, espera que mais de cinco mil cortem a meta. Entre os atletas inscritos, destacam-se vários portugueses que escolheram a prova para tentarem obter os mínimos para o Campeonato Mundial de Atletismo, que se realizará em Londres, em 2017.

A competição conta com três provas que se desenvolvem a partir das 9 horas da manhã e do Queimódromo: a Maratona do Porto, com 42,195 km, a Family Race, com 15 km, e a Fun Race, uma caminhada com a distância de 6 km destinada a todas as classes etárias e sem fins competitivos. A prova vai provocar alguns condicionamentos de trânsito durante este domingo, particularmente nas zonas da Avenida da Boavista e Foz. O último atleta deve ultrapassar a meta até às 15 horas. No total das três provas, a organização aguarda cerca de 15 mil participantes que percorrerão ruas do Porto, mas também Matosinhos e Vila Nova de Gaia.

Philemon Baaru, com 2h09m51s, é o recordista da Maratona do Porto, tendo obtido essa marca em 2011.