Sociedade

A magia do Natal chega ao Porto nesta quarta-feira

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

mno_iluminacoes_Natal_2020_30.jpg

Miguel Nogueira

A 1 de dezembro o Porto começa a celebrar a época mais bonita do ano, com a ligação das luzes na cidade e também na grande Árvore de Natal que está de volta à Praça do General Humberto Delgado. O programa deste dia inclui ainda um concerto gratuito no Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota, com Bárbara Tinoco e vários convidados.

O Natal chega ao Porto a partir desta quarta-feira. Aproveitando o feriado de 1 de dezembro, o ambiente mágico desta época invade a cidade, trazendo o brilho das iluminações a mais de 80 ruas, praças, largos e jardins do Porto, que volta este ano a erguer uma Árvore de Natal gigante em frente aos Paços do Concelho.

Com 34 metros de altura por 15,5 metros de largura, o símbolo de excelência desta quadra terá este ano um brilho diferente, já que será revestido por aproximadamente 50 mil Leds (Pixel e RGB) e animado por tecnologia vídeo. Assim, além de assumir diferentes tonalidades ao longo do dia/noite, a Árvore de Natal exibirá um conjunto de animações, sincronizadas com música, a cada 30 minutos.

O projeto de iluminações natalícias na cidade, desenvolvido em parceria com a Associação de Comerciantes do Porto, recorre a mais de 2,5 milhões de micro lâmpadas LED de baixo consumo e inclui cerca de 900 peças decorativas. As localizações tiveram em conta as zonas de maior presença de comércio tradicional e pontos de interesse da cidade.

A par das luzes natalícias, há ainda um projeto especial, que levará neve às ruas de Cedofeita (zona pedonal) e das Flores, como estímulo ao comércio tradicional e também à partilha de experiências em família. Os equipamentos instalados nestas artérias vão lançar pequenos flocos de neve em períodos selecionados: aos feriados, sábados e domingos, até 19 de dezembro, e diariamente, de 20 a 23 dezembro, sempre entre as 17,30 e as 19,30 horas, e a cada meia hora.

Novas medidas de combate à pandemia e obras nos Aliados impedem festa na ligação das luzes

O momento de ligação das luzes será este ano mais simbólico, já que a evolução da situação epidemiológica no país e as obras de expansão da rede de Metro do Porto, que decorrem atualmente na Praça da Liberdade e em parte da Avenida dos Aliados, impedem a habitual animação durante a tarde, inviabilizando também a realização de concertos e o tradicional espetáculo de fogo-de-artifício lançado a partir da Praça do General Humberto Delgado.

No feriado de 1 de dezembro, a partir das 17,30 horas, serão assim acesas as luzes na cidade e iluminada a Árvore de Natal, mas sem a festa de outros anos nos Aliados, por razões de segurança e também de saúde de pública.

As medidas de combate à pandemia entretanto anunciadas impedem também a concretização de várias atividades que estavam planeadas para outros locais alternativos, como seria o caso dos Jardins do Palácio de Cristal, espaço para onde chegou a estar planeado um novo mercado de Natal e vários momentos de programação ao longo das primeiras semanas de dezembro.

Assim, e em face das novas restrições em vigor a partir do dia 1 de dezembro, optou-se por cancelar todas as iniciativas que estavam previstas para o exterior e em recintos improvisados.

Nos Jardins do Palácio de Cristal manter-se-á, apenas, o projeto de iluminação que foi concebido para a Avenida das Tílias e que inclui um vídeomapping produzido pelo Atelier OCubo e exibido na Concha Acústica, aos feriados e fins de semana, até 19 de dezembro, entre as 18 e as 20 horas.

Concerto gratuito no Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota

No dia em que serão ligadas as luzes de Natal na cidade, o Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota acolhe um concerto gratuito, a partir das 16,30 horas.

A primeira parte será assegurada por Rita Rocha, que ficou conhecida do grande público após a participação na última edição do concurso “The Voice Kids”, na RTP, e que tem em preparação a gravação do primeiro EP.

Segue-se Bárbara Tinoco, uma das estrelas em ascensão no panorama musical português. Depois de ter esgotado o Coliseu Porto Ageas em duas datas, a cantora regressa para um concerto gratuito, onde apresentará, ao vivo, os temas do álbum “Bárbara”, editado há um mês. O concerto contará com a participação especial de Carolina Deslandes, Elisa, Joana Almeirante e Rita Rocha.

A entrada é gratuita, até à lotação da sala, e os bilhetes podem ser levantados a partir desta terça-feira, no local (máximo 2 por pessoa), até às 22 horas, e amanhã, quarta-feira, a partir das 9 horas.

Durante a manhã de quarta-feira serão ainda apresentados mais dois momentos de programação, ambos no Auditório do Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota. A partir das 10,30 horas, a companhia O Som do Algodão apresenta o conto infantil encenado “Pela Ponta do Nariz”, a história musicada de um menino do contra, que faz tudo ao contrário. Logo depois, pelas 11,30 horas, a Enano Free Artist leva ao palco o espetáculo de circo “EnaniCiclos”, uma viagem no tempo, dos primeiros passos à idade adulta, com recurso a materiais como o miniciclo, o monociclo e o malabarismo.

Os dois espetáculos têm entrada gratuita, mas requerem levantamento de bilhete na Bilheteira do Super Bock Arena, também a partir desta terça-feira e até às 22 horas, e desde as 9 horas de quarta-feira, 1 de dezembro.

PROGRAMA

Quarta-feira, 1 de dezembro

10h30
Conto Infantil – “Pela ponta do Nariz”, pela companhia O Som do Algodão
Auditório do Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota

11h30
Novo Circo – “EnaniCiclos”, pela Enano Free Artist
Auditório do Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota

16h30
Concerto Rita Rocha + Bárbara Tinoco & Convidados (Carolina Deslandes, Elisa, Joana Almeirante e Rita Rocha)
Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota

17h30
Ligação das luzes de Natal na cidade