Sociedade

A magia das luzes de Natal chega às ruas da cidade a partir de 30 de novembro

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

fib_ligação_das_luzes_32.JPG

Filipa Brito

Em algumas montras já cheira a Natal, sinal da magia da quadra que está a chegar – e as ruas do Porto vão encher-se de luz e cor a partir da véspera do dia 1 de dezembro, quando se ligarem as tradicionais iluminações natalícias.

A decoração festiva, dinamizada pela Associação dos Comerciantes do Porto com o apoio da Câmara Municipal, vai espalhar magia pelas ruas da cidade entre a véspera do dia 1 de dezembro e até ao dia a seguir ao Dia de Reis, que se comemora a 6 de janeiro. Durante esse período, a iluminação vai funcionar de domingo a quinta-feira, entre as 18h e as 23h. Às sextas-feiras, sábados e vésperas de feriado, o funcionamento prolongar-se-á até às 24h.

O Executivo municipal aprovou por unanimidade, em julho, atribuir um apoio financeiro até 600 mil euros à Associação dos Comerciantes do Porto para a implementação da iluminação de Natal das ruas do Porto.

“As iluminações de Natal da cidade do Porto assumem uma importância relevante no estímulo ao comércio, constituindo uma tradição enraizada e muito apreciada por todos aqueles que nela vivem e trabalham, assumindo ainda um relevo acrescido devido ao elevado número de turistas e visitantes que todos os anos visitam a cidade nessa época”, podia ler-se na proposta então aprovada por unanimidade.

Em 2020 e 2021, as iluminações de Natal estenderam-se por um total de 82 ruas, praças e jardins da cidade, tendo em atenção os fluxos de público pelas zonas de maior presença de comércio tradicional e os pontos de interesse da cidade nesta época festiva, tendo ascendido a um total de 2,5 milhões de micro lâmpadas LED de baixo consumo.

A aposta em tecnologia LED de baixo consumo é para repetir este ano, com uma cobertura geográfica reforçada: “Em 2022, em plena retoma da atividade económica prevê-se um incremento no número de locais a abranger, do número de lâmpadas instaladas e da quantidade e qualidade de peças e enfeites ornamentais”, acrescentava a proposta.

“À maior e melhor abrangência das iluminações a instalar acresce, por outro lado, o aumento, público, notório e generalizado, dos custos com matérias-primas, serviços e energia, pelo que se justifica que, face ao agravamento do custo global da operação, haja um reforço no apoio a atribuir para o efeito”, concluía o documento.

As micro lâmpadas LED de baixo consumo vão permitir “uma redução do consumo energético em cerca de 30%, face aos anos anteriores”, salienta a Associação dos Comerciantes do Porto, citada pela agência Lusa, notando que as medidas a adotar nesta quadra foram articuladas com a Câmara Municipal do Porto.